Natal do Hemoce: uma prova de solidariedade dos funcionários

8 de janeiro de 2010 - 18:10

Mesmo com pequena diferença no total de doações entre 2008 e 2009, o Hemoce comemora um ano de muitas conquistas. Essa satisfação de toda a equipe de funcionários pode ser vista nas comemorações de final de ano do hemocentro coordenador. As festas começaram com a chegada do Papai e da Mamãe Noel à sede na Avenida José Bastos, na capital, no dia 7 de dezembro de 2009. O Casal Noel veio a bordo de um carro do 23º Batalhão de Caçadores do Exército e encantou crianças e adultos que estavam no Hemoce. Eles queriam incentivar o gesto de amor ao próximo, que é a doação de sangue. Também foi anunciada a parceria do Hemoce com a campanha “Natal Sem Fome de Sonhos”. A ação aconteceu em todo o Brasil para arrecadar doações e fazer a festa de crianças atendidas por instituições carentes.

Logo depois, foi lançado o edital para a “I Gincana Cultural do Hemoce – Dou meu sangue por esta causa!”. A competição movida pela solidariedade quis envolver ainda mais os funcionários e unir forças para fazer o Natal de quem precisa muito mais feliz. Através das provas, os participantes tiveram que arrecadar alimentos não-perecíveis, somar doações de sangue e de plaquetas e ainda investir em seus dons artísticos na prova de talentos. 

No dia 21 de dezembro, aconteceu a Festa de Natal do Hemoce. Uma banda agitou a noite dos funcionários, que ainda concorreram a vários brindes. Mas antes, uma Missa em Ação de Graças abriu a programação. Em seguida, foi a vez de homenagear 20 parceiros, que passaram o ano facilitando o trabalho do hemocentro, na importante missão de salvar vidas. Cada um levou pra casa uma placa para sempre lembrar da gratidão do Hemoce pela valiosa ajuda oferecida por eles nos mais diversos órgãos do Estado. Uma homenagem especial aconteceu na biblioteca do Hemoce no espaço reservado a personalidades que dedicaram parte de sua vida ao crescimento e a qualidade dos serviços prestados – os antígenos do Hemoce – com o decerramento da placa em alusão ao Dr. Francisco Braga Andrade, médico imunologista e, durante muito tempo, foi responsável pelo Setor de Sorologia do Hemoce, que de forma emocionada dedicou palavras de agradecimento. 

Para finalizar a I Gincana Cultural do Hemoce, os 3 grupos inscritos aproveitaram a mobilização no uditório para fazerem suas apresentações. Os humoristas Marco Aurélio Nunes da Silva, o “Mixirico”, e Bené Barbosa, o “Papudim”, formaram o júri para a prova. O grupo “A Qualidade tá no Sangue da Gente” fez a apresentação de um cordel. Um dos integrantes da equipe “Esperança, Motivação e Disponibilidade” fez um show de humor que animou quem estava na plateia. Mas foi com a apresentação de uma paródia da música “Assim sem Você”, de Claudinho e Buchecha, que o grupo “Motivando para doar” conseguiu garantir a nota mais alta, que somada a pontuação das outras provas, deu à equipe a vitória da “I Gincana Cultural do Hemoce – Dou meu sangue por esta causa!”.

Durante a competição, foram arrecadados 461,4 kg de alimentos não-perecíveis, encaminhados a famílias carentes pela equipe da Campanha “Natal Sem Fome de Sonhos”. 
 

Veja a seguir como ficou a pontuação final das equipes.

Equipe “A Qualidade Tá no Sangue da Gente”
– Arrecadação de Alimentos: 1.445 pontos (144,5 kg de alimentos não-perecíveis)
– Doação de Sangue e Plaquetas: 550 pontos
– Apresentação Artística: 165 pontos
TOTAL: 2.160 PONTOS – 3º LUGAR

Equipe “Esperança, Motivação e Disponibilidade”
– Arrecadação de Alimentos: 2.197 pontos (219,7 kg de alimentos não-perecíveis)
– Doação de Sangue e Plaquetas: 1.180 pontos
– Apresentação Artística: 150 pontos
TOTAL: 3.527 PONTOS – 2º LUGAR

Equipe “Motivando para doar”
– Arrecadação de Alimentos: 972 pontos (97,2 kg de alimentos não-perecíveis)
– Doação de Sangue e Plaquetas: 3.980 pontos
– Apresentação Artística: 200 pontos
TOTAL: 5.152 PONTOS – 1º LUGAR

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 8786.2177
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br