Centro de Transplante de Medula Óssea recebe Acreditação Internacional

25 de setembro de 2009 - 16:27

O Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) do Instituto Nacional de Câncer (INCA) foi oficialmente certificado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e pela Joint Commission International (JCI) de acordo com as diretrizes do Manual Internacional para o Cuidado a Doenças ou Condições Específicas, sendo o único Centro do Brasil a receber a certificação. Para o diretor da unidade, Luis Fernando Bouzas, o próximo  desafio do INCA será repetir as certificações internacionais em áreas específicas como a do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e do Laboratório de Imunogenética.

Proposta visa estender atendimento médico a fronteiriços Habitantes de zonas de fronteira entre Uruguai e Brasil  (fronteiriços) deverão usufruir dos serviços de saúde de ambos os  países, segundo proposta do Projeto de Decreto Legislativo aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.  Com parecer favorável do relator, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR),  o texto visa permitir o acesso de brasileiros e uruguaios aos serviços de atendimento de saúde nos dois lados da fronteira,  evitando o longo percurso em busca de tratamento. De acordo com o deputado, muitas localizações entre as fronteiras  já colaboram com os casos de emergência médica, mas ainda falta um instrumento jurídico que discipline a questão. Presidente da SBHH alerta sobre linfoma no dia mundial de conscientização da doença Em 15 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização dos Linfomas, o presidente da Sociedade Brasileira  de Hematologia e Hemoterapia (SBHH), Dr. Carlos Chiattone, falou às rádios Jovem Pan Online e AM, CBN de São Paulo e Rio de Janeiro, Band News, Record, Gazeta AM e Rádio 9 de julho sobre tratamento e sintomas da doença. Anualmente, cerca de três mil pessoas morrem em decorrência do linfoma no País.

ABHH define logomarca A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) já definiu a logomarca que identificará a entidade. A vencedora será divulgada durante o Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (Hemo2009), entre 11 e 14 de novembro em Florianópolis,  Santa Catarina.  Regimento para eleições da ABHH será votado no Hemo 2009 Em reunião no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no último dia 15 de setembro, a diretoria da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) definiu que votará na Comissão Eleitoral para propor o regimento para as novas eleições do Conselho Deliberativo e da nova Diretoria da entidade. A Comissão é integrada pelos médicos João Pedro Marques Pereira, Rodolfo Cançado e José Mauro Kutner. A votação deve ser realizada durante o Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (Hemo 2009), a ser realizado em 11 de novembro.

Fonte: NEWS SBHH Nº 35 – 24/09/2009 (www.sbhh.com.br)