Campanha Nacional de Doação de Órgãos será lançada no Ceará

20 de setembro de 2009 - 23:58

O Ceará é o Estado que teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. “O modelo do Ceará tem dado certo e deve ser seguido por outros Estados”, afirma o presidente da ABTO, Valter Duro Garcia. Outras boas notícias estão mobilizando gestores, profissionais e a população para aumentar cada vez a doação e ajudar a salvar vidas. O Ceará, que no ano passado inovou e passou a realizar transplantes de medula óssea, vai realizar também de pâncreas. O Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual, recebeu há um mês o credenciamento do Ministério da Saúde. Nos dois últimos anos o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o salto foi maior: 739 transplantes. Esses números e as inovações motivam o lançamento da nova campanha nacional de doação no Ceará. A IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos será lançada nesta segunda-feira, 21, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema. 

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, afirma que a decisão da ABTO de lançar a campanha no Ceará é um reconhecimento às ações desenvolvidas na sensibilização dos doadores e preparação das equipes transplantadoras.  “Temos como meta bater novo recorde de transplantes este ano. Já realizamos 501 até hoje, dia 18”. João Ananias lembra que outro fator que também está contribuindo para o aumento de doadores é a nova estrutura de pessoal da Central de Transplantes do Estado. Antes eram 2 médicos. Hoje são nove e mais cinco técnicos. Isso significa mais equipes envolvidas na captação de órgãos e na preparação de profissionais na capital e no interior. O Secretário comenta que a próxima inovação será a realização de transplantes de pulmão: “estamos batalhando para que o Hospital de Messejana seja credenciado pelo Ministério da Saúde”.   
A programação da campanha de doação vai até o dia 27 de setembro. Eliana Barbosa, coordenadora da central de Transplantes, destaca o “I curso de capacitação em retirada de múltiplos órgãos” como destaque na programação. A abertura do curso será na mesma solenidade do lançamento, às 17 horas, de segunda-feira. O objetivo é preparar cirurgiões ainda não envolvidos com a captação de órgãos. As cirurgias experimentais serão feitas em animais. Outro destaque da semana é a “Caminhada pela vida”, na Avenida Beira-Mar, do antigo hotel Esplanada até a Praça dos Estressados, no domingo, 27, às 8 horas.  “Precisamos mobilizar, sem parar, a população para a importância da doação porque tem muita gente esperando essa solidariedade para continuar vivendo”, afirma Eliana Barbosa. Na fila de espera há 1.128 pessoas. Córneas: 657. Coração: 10. Fígado: 157. Rim: 275. Medula óssea: 29.     
A PROGRAMAÇÃO
  

>21.09.2009 | (segunda-feira) 

Lançamento da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos/ Abertura do I Curso de Capacitação em Retirada de Múltiplos Órgãos

Local: Palácio Iracema Av. Dr. Martins Rodrigues, nº 150, Edson Queiroz

Horário: 17h 

>23.09.2009 (quarta-feira)

Informações a população sobre a Doação de Órgãos e Tecidos com mobilizações nos Terminais de Ônibus de Papicu, Antônio Bezerra e no Papicu contaremos o Hemoce- doação de medula óssea, através de distribuição de folders.

Local: Terminais de Ônibus

Horário: 7h às 13h

>24.09.2009 (quinta-feira)

Mobilizações
Local: Hospitais e Estação João Felipe (Projeto Doar e Prevenir e Hemoce – doação de medula óssea)

Horário: 8h às 16h

>25.09.2009 (sexta-feira)

Projeto: Doar e Prevenir é a Continuidade da Vida e Hemoce – doação de sangue e medula óssea.

Local: Praça do Ferreira

Horário: 7h às 12h 

>27.09.09 (domingo)

Caminhada Pela Vida

Local: Av. Beira Mar (trajeto – Antigo Hotel Esplanada X Praça dos Estressados)

Horário: 8h