Trabalho do Hemoce no Congresso Músculo-Esquelético da Federação Mundial de Hemofilia

16 de março de 2009 - 14:54

A cada dois anos, a Federação Mundial de Hemofilia organiza o Congresso Músculo-Esquelético reunindo trabalhos na área apresentados por profissionais de todo o mundo. Na 11ª edição do encontro, que acontece em Cartagena na Colômbia entre os dias 26 e 29 de abril de 2009, eles estarão analisando e debatendo novas idéias e descobertas médicas, além de conhecer problemas e questões presentes em diferentes partes do mundo. Este ano, o hematologista do Hemoce, Emmerson Eulálio, leva ao congresso as experiências do serviço de hemofilia do hemocentro no procedimento de radiosinoviortese em pacientes hemofílicos.

Sete crianças pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC e que tem hemartrose (inchaço nas extremidades, como joelhos, cotovelos e tornozelos) já fizeram o tratamento. A radiosinoviortese é realizada em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará, o ICC. O líquido aplicado no joelho das crianças é um radioterápico conhecido por “ítrio 90”. Ele substitui a cirurgia que poderia ser feita para resolver o problema e destrói o tecido que causa o sangramento no membro. O inchaço não diminui, mas para de crescer. Cada paciente faz só uma aplicação e, depois disso, 1 mês de sessões de fisioterapia recondicionam as articulações.

Fortaleza é a quarta capital do país que começa a realizar este tipo de procedimento, a única do Norte e Nordeste. No trabalho que será apresentado no dia 28 de abril no Congresso Mundial, o Dr. Emmerson Eulálio  fala sobre o desafio de manter o procedimento em uma região do Brasil que ainda está se desenvolvendo cientificamente.

Mais informações, pelo site www.wfh.org.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 8786.2177
(85) 3101.2300
sabrina@hemoce.ce.gov.br