Hemoce faz campanha no Renascer durante o Carnaval

20 de fevereiro de 2009 - 14:12

A unidade móvel do Hemoce vai estar do Renascer, no Ginásio Paulo Sarasate, das 9h às 16h, entre os dias 22 e 24 de fevereiro (do domingo até a terça-feira de carnaval), à disposição de quem quiser fazer a doação de sangue dentro da Campanha de Carnaval do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. A
parceria bem sucedida com a Comunidade Católica Shalom, que organiza o Renascer durante o carnaval, acontece desde 2003.

A coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, que está a frente da campanha, explica que neste período a meta do hemocentro é manter um estoque mínimo de mil bolsas de sangue para o carnaval. “Os 4 dias de festa são críticos para o banco de sangue do Hemoce. Os foliões viajam para as praias e o interior do Ceará e o número de atendimento nas emergências dos hospitais cresce muito. E com isso aumenta também a demanda por sangue”, segundo a coordenadora. A maior preocupação do hemocentro tem sido o estoque de sangue Rh negativo, que continua baixo. “Por ser um tipo sanguíneo mais raro, o Hemoce pede aos doadores que compareçam para fazer a doação antes de pular o carnaval”, afirma Nágela.

Um grande baile de carnaval abriu a Campanha de Carnaval para doação de sangue do Hemoce no último dia 4 de fevereiro. A ação se estende por todo o mês de fevereiro e visa atender todas as unidades conveniadas no estado durante os dias do feriado.

A Campanha de Carnaval do Hemoce conta ainda com o atendimento rotineiro no hemocentro no sábado, amanhã, de 8h às 16h. Além da coleta externa no Ginásio Paulo Sarasate, ainda há o posto de coleta do IJF, que funciona durante todos os dias de folia, das 13h às 17h45. Os hemocentros do interior também seguem com as atividades de captação de doadores para manter o estoque de sangue.

Para conferir o calendário de coletas externas em Fortaleza, saber como doar no hemocentros da capital ou do interior e tirar dúvidas sobre doação, o doador pode acessar o site www.hemoce.ce.gov.br.

Contato:
Nágela Lima
Coordenadora da captação de doadores do Hemoce
(85) 9961.7557
(85) 8705.2335

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 8786.2177
(85) 3101.2300
sabrina@hemoce.ce.gov.br