Câmara aprova Semana para Doação de Medula Óssea

11 de fevereiro de 2009 - 14:46

Em solidariedade ao colega Beto Albulquerque, que perdeu o filho, Pietro, 19 anos, para a leucemia, os deputados federais aprovaram o projeto de lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

A votação do projeto, proposto por Beto, foi uma iniciativa do presidente Michel Temer (PMDB). A proposta precisa ainda passar pelo Senado antes de ir para sanção presidencial.

Pelo projeto, a semana ocorrerá, anualmente, de 14 a 21 de dezembro. No período, serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e de incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. O dia 14 foi escolhido porque marca o início da luta de Pietro e da família Albuquerque contra a enfermidade. O rapaz
chegou a fazer transplante de medula, mas teve rejeição e acabou não resistindo.

A proposta do deputado prevê ações, atividades e campanhas publicitárias para orientar sobre o cadastro de doadores, a importância da doação e o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Beto Albuquerque apresentou o projeto em novembro de 2008, em meio ao tratamento do filho. A semana pretende mobilizar também a coleta de sangue para a realização do teste de histocompatibilidade (HLA), que identifica os tipos de doadores.

*Com informações de Zero Hora

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 8786.2177
(85) 3101.2300
www.hemoce.ce.gov.br