Paciente submetida ao 3º transplante de medula passa bem

19 de janeiro de 2009 - 03:00

No dia 16 de janeiro aconteceu o terceiro transplante autólogo de medula óssea no Ceará, realizado pela equipe médica do Hemoce através da rede pública de saúde. O procedimento foi o primeiro para pacientes com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático.

O transplante autólogo de medula óssea do estado acontece depois do sucesso dos dois primeiros  procedimentos, em setembro e outubro do ano passado. Para algumas doenças específicas, a cura não está no transplantede medula óssea vinda de um doador. O transplante autólogo é aquele no qual o paciente recebe a infusão de células da parte sadia de sua própria medula óssea, que são retiradas e preservadas em congelamento até que o organismo seja completamente preparado para o transplante. Depois disso, a recuperação é gradual e as chances de cura da doença podem chegar a 60%.

A paciente deve ficar ainda mais dez dias no isolamento, até que a medula se recupere totalmente. Outros 13 pacientes estão na fila de espera pelo procedimento, um método inédito no Ceará e que, de forma simples, pode salvar vidas.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 8786.2177
(85) 3101.2300
sabrina@hemoce.ce.gov.br