Produção Científca no ano de 2007

12 de janeiro de 2009 - 20:16

Trabalhos publicados na íntegra em 2007

Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
Eunice B. Carvalho, Émerson L. Borges et al
(Rev . bras. hematol. hemoter – vol.29 nº 02 / 2007).

“A lise das hemácias, de causa imune ou não imune, pode provocar a elevação da hemoglobina plasmática induzindo efeitos deletérios principalmente nos rins e no sistema cardiovascular. Este trabalho objetiva evidenciar o possível efeito hemolítico induzido pelo trauma mecânico provocado pela passagem das hemácias em diferentes modelos de bombas de infusão de soluções, em concentrados de hemácias com até dez dias de armazenamento, preparados com SAG-Manitol.”

Para ler Artigo Publicado…

Ainda em 2007 foram apresentados no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia e publicados na conceituada Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Vol.29, suplemento 3, 2007) 13 trabalhos listados abaixo:

– Avaliação hematológica após cirurgia bariátrica – LL Fernandes, LMB Carlos et al.

– Perfil hematológico em idosos no município de Coreaú-CE – TMAL Parente, FVBAF Gomes et al.

– Hemoglobinúria paroxística noturna: Aspectos clínico-laboratoriais – RP Gonçalves, lLB Silva et al.

– Avaliação clínica e epidemiológica dos pacientes com coagulopatias hereditárias em um centro de referência – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) – ES Eulálio, RARR Holanda et al.

– Mieloma múltiplo: Perfil epidemiológico dos pacientes acompanhados no Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará – JH Souza, LBE Costa et al.

– Doença de Gaucher (DG) sob terapia de reposição enzimática (TER): Atualização da resposta ao tratamento – AALB Araújo et al.

– Perfil hematológico em uma comunidade quilombola – ACB Marques, FVBAF Gomes et al.

– Prevalência do traço falcêmico nos doadores de sangue no Hemocentro Regional de Quixadá-CE – AG Bezerra de Menezes, RA Albuquerque et al

– Avaliação dos concetrados plaquetórios: Standart, buffy-coat e aférese, produzidos pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – MDSN Sousa, EB Carvalho et al.

– Perfil dos doadores de sangue no Estado do Ceará, durante o biênio 2006-2007 – HAL Rocha, DAA Júnior et al.

– Implantação do grupo de apoio multidisciplinar de atendimento aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias: suas metas e desafios – MMM Saraiva, ES Eulálio et al.

– Linfoma de Hodgkin – é possível não tratar? Apresentação de um caso clínico – JH Souza, MH Pitombeira et al.

– Linfoma da Hodgkin no Estado do Ceará – dados epidemiológicos de meio século – MH Pitombeira, JM Martins et al.

Informações:

Falar com Célia no tel: (85) 3101.2274 ou pelo e-mail ensino_pesquisa@hemoce.ce.gov.br
Divisão de Ensino e Pesquisa do Hemoce