Testes para triagem de doações e tempo de janela imunológico

Etapas para Doação de Sangue

 

1. AGENDAMENTO

Antes de se dirigir a unidade mais próxima do Hemoce, o candidato deve agendar sua doação no portal do doador, escolhendo dia, horário e local. O processo será finalizado com o preenchimento do nome completo, e – mail e telefone do voluntário.

 

2. CADASTRO

Para realizar o cadastro é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto ou cópia autenticada (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por classe, certificado de reservista ou passaporte) além de informações para contato de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador. Também são aceitos documentos eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação, pelo aplicativo “Carteira Digital” e título de eleitor pelo aplicativo “eTítulo”, desde que contenham a foto do candidato e que sejam validados pelas ferramentas “Vio:QR Seguro” e “eTitulo”, respectivamente.

 

3. PRÉ-LANCHE

Após o cadastro, o doador é convidado a realizar o pré-lanche, para manter o nível de hidratação e também os níveis de açúcar adequados para a coleta.

 

4. PRÉ-TRIAGEM

Após o pré-lanche, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.

 

5. TRIAGEM CLÍNICA

O candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade. Caso a doação não possa ser realizada, o candidato recebe orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue e é encaminhado para acompanhamento, quando necessário. Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

 

6. VOTO DE AUTO-EXCLUSÃO

Totalmente sigiloso, permite ao candidato confirmar ou negar as informações prestadas sem expor diretamente suas respostas ao profissional da triagem. Se o voto for SIM, o candidato afirma que seu sangue é seguro para transfusão e não oferece risco ao paciente. Se o voto for NÃO, o candidato não está seguro quantos às suas respostas. A coleta e os exames serão realizados, porém o sangue será descartado.

 

7. COLETA DE SANGUE

Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. Caso o posto de coleta ou coleta externa não tenha lavatório, é feita assepsia do local da punção, o que traz segurança à coleta. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 460 ml em um tempo médio de 7 a 10 minutos.

 

8. LANCHE

Após a coleta de sangue, o doador é novamente convidado a fazer um lanche e aguardar, no mínimo, 15 minutos sentado no posto de coleta.

 

9. ENTREGA DE CARTEIRINHA

Logo após o lanche, o voluntário se dirige até a sala do serviço social (hemocentros) ou recepção (postos de coleta) para receber a carteirinha atualizada com o número de doações. Em caso de primeira doação, o doador recebe a carteirinha de doador de primeira vez.

 

10. EXAMES REALIZADOS NO SANGUE COLETADO

Os exames realizados no sangue coletado são: tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Para maior segurança o Hemoce realiza também testes de biologia molecular para Hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT. Em algumas situações os testes poderão não ser realizados e o doador poderá ser chamado para orientações e coleta de novas amostras.

 

11. RESULTADO DE EXAMES

Cerca de 45 dias após a doação, o voluntário pode acessar o resultado dos exames sorológicos pelo portal do doador, através do site: doador.hemoce.ce.gov.br. Caso seja necessário esclarecimento sobre os resultados, o voluntário será convidado a comparecer novamente ao Hemocentro para coletar uma nova amostra de sangue e receber orientações.