O que é hemofilia?

 

Hemofilia é uma doença genética que ocasiona sangramentos. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com hemofilia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos controlam os sangramentos.

O tipo mais comum é a Hemofilia A. Isso significa que a pessoa não tem o Fator VIII(8) da coagulação em quantidade suficiente. O tipo menos comum é chamado de Hemofilia B, que significa que o indivíduo não tem o Fator IX(9) em quantidade suficiente. O resultado é o mesmo para hemofilia A e B, ou seja, sangramento por mais tempo que o normal.

 

COMO AS PESSOAS ADQUIREM HEMOFILIA?

A hemofilia é geralmente hereditária, significando que é transmitida geneticamente. Os genes carregam mensagens sobre como as células do corpo se desenvolverão, como um bebê crescerá até a idade adulta. Eles determinam a cor dos cabelos e dos olhos das pessoas, por exemplo.

 

QUAIS SÃO OS SINAIS DE HEMOFILIA?

– Sangramento nos músculos e articulações, especialmente joelho, tornozelo e cotovelo.

– Grandes hematomas.

– Sangramentos espontâneos (sangramentos internos sem razão aparente).

– Sangramento por um longo tempo após um ferimento, remoção dentária ou cirurgia e após um acidente.

 

PONTOS IMPORTANTES PARA PESSOAS QUE VIVEM COM HEMOFILIA

 

1. Trate o sangramento rapidamente

Quando você para o sangramento rapidamente, você tem menos dor, menos risco de danos nas articulações, nos músculos e no organismo e precisará de menos tratamento para controlar o sangramento.

 

2. Mantenha-se em forma

Os músculos fortes ajudam a proteger você dos problemas articulares e sangramento espontâneos (sangramento sem razão aparente). Pergunte ao seu médico ou ao fisioterapeuta quais esportes e exercícios são melhores para você.

 

3. Não tome medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico pode causar mais sangramento. Outras drogas também podem afetar a coagulação. Sempre pergunte a seu médico quais medicações você pode tomar. Exemplos de medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico: AAS, Melhoral, Aspirina, Sonrisal.

 

4.Faça o acompanhamento da hemofilia regularmente

A equipe multidisciplinar do centro de tratamento de Hemofilia auxiliará você no acompanhamento da sua saúde.

 

 

5. Evite injeções intramusculares

A injeção intramuscular pode causar sangramentos musculares. Contudo, as vacinas são importantes e muitas são feitas por via intramuscular: converse com seu médico. Muitas medicamentos podem ser administradas pela boca ou injetadas na veia.

 

 

6. Cuide dos seus dentes

Para prevenir problemas, siga os conselhos do seu dentista. Tratamentos dentários e cirurgias podem causar grandes sangramentos.

 

 

7. Tenha em mãos a identificação do Centro de Tratamento de Hemofilia com as informações sobre a sua saúde

O Centro de Tratamento de Hemofilia deverá fornecer a você um cartão de Identificação de Hemofilia, para ser levado sempre com você.

 

 

8. Forneça à escola de seu filho as informações necessárias sobre a Hemofilia e de como lidar com as situações e emergências que porventura acontecerem.

O problema mais comum de ocorrer na escola é o sangramento nasal.

 

9.Consulte regularmente o seu Serviço de Hemofilia, no Hemoce.

Ao notar qualquer anormalidade, você deve procurar orientação médica imediatamente; quanto mais rápido for iniciado o tratamento, menos o tempo que continuará sangrando e menores as complicações.

A hemofilia é tratada, na maioria dos casos, repondo o fator de coagulação deficiente. O tipo de fator a ser reposto varia de acordo com o tipo de hemofilia. Se a hemofilia é A, usa-se o fator VIII e se é B, o fator IX. O tempo que os fatores ficam no organismo é muito curto e em poucos dias ou horas eles já se foram.

 

O QUE PODE SER USADO PARA MELHORAR A DOR?

Não tome qualquer remédio sem se informar o que ele contém. O paracetamol ou Acetaminofen geralmente é recomendado como analgésico seguro para indivíduos com hemofilia. Dipirona também pode ser usada.

Siga as instruções cuidadosamente e tome somente a dose recomendada.

Nunca tome qualquer produto que contenha aspirina ácido acetilsalicílico (AAS). A aspirina interfere na coagulação. Muitos remédios populares, como o Sonrisal contém aspirina, por isso sempre leia o rótulo ou a bula antes de tomar qualquer remédio.Medicamentos antiinflamatórios, como diclofenaco também podem interferir na coagulação.

Se você tiver um traumatismo na cabeça ou sintomas de uma hemorragia na cabeça, não tome remédio de dor a não ser com orientação médica, pois isso pode mascarar os sintomas e tornar difícil para se diagnosticar a gravidade do caso.

 

 

 

NÃO DEVEM SER UTILIZADOS
(aspirinas e derivados)
AAS, Melhoral, Àcido acetilsalicílico, Migrane, Alidor, Persantin, Aspirina, Procor, Alka-seltzer, Posdrink, Bufferin, Persantin, Cibalena, Coristina D, Cheracap, Sedagripe, Doloxene, Sonrisal, Doril, Superhist, Engov, Somalgin, Ecasil, Vasclin, Hebrin, Ronal

PODEM SER UTILIZADOS
(Antitérmicos e Analgésicos derivados da dipirona, acetaminofen ou paracetamol)
Magnopyrol, Novalgina, Tylenol, Eraldor, Dôrico, Ponstan, Tylex, Ibuprofeno, Propoxifeno

 

Ambulatório de Hemofilia

Hemocentro Coordenador, em Fortaleza:

 

Segunda a sexta-feira, de 7h às 18h

Atendimento clínico aos pacientes.

Após o horário de atendimento clínico, fica disponível na Farmácia do Hemoce o concentrado de fator de coagulação para os pacientes assistidos até às 22h, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Após esse horário, em casos emergenciais, fica disponível no setor de Distribuição.

 

Hemocentros Regionais

 

Em todos os hemocentros regionais (Crato, Iguatu, Quixadá e Sobral) o horário de atendimento é das 8h às 17h.