Von Willebrand

 

O que é Doença de von Willebrand (DvW)?

A DvW é a doença hemorrágica mais frequente na população e ela é em geral menos grave do que as demais doenças da coagulação. Ela afeta tanto a homens como mulheres. Muitas pessoas com DvW podem desconhecer seu diagnóstico porque seus sintomas são mais leves. Para a maioria das pessoas que tem DvW, a doença causa pouco ou nenhum impacto nas suas vidas, exceto quando ocorre um traumatismo grave ou a necessidade de uma cirurgia.

 


Como a Pessoa adquire DvW

A DvW é geralmente herdada, através dos genes passados pelos pais para as crianças. Em alguns casos há uma história familiar de parentes com sangramentos anormais, entretanto os sintomas podem variar muito, dentro de uma família. Algumas vezes não há história de DvW na família e ela se deve a mutações genéticas novas.

 

Os principais sintomas da DvW são:

– Manchas roxas no corpo
– Sangramentos pelo nariz, frequentes ou prolongados
– Sangramentos nas gengivas
– Sangramentos prolongados depois de pequenos cortes
– Menstruação muito abundante ou prolongada
– Sangramentos pelo estômago ou intestinos
– Sangramentos prolongado após traumatismos, após cirurgias, extrações dentárias ou partos.

 

Pontos Importantes para a vida das pessoas com DvW

– Tenha em mãos todas as informações sobre seu diagnóstico, medicações prescritas, nome e números de telefones do seu médico ou Centro de Tratamento. Essas informações podem vir na forma de uma caderneta ou cartão de identificação.
– Forneça à escola de seu filho as informações necessárias sobre DvW e de como lidar com as situações e emergências que porventura acontecerem. O problema mais comum de ocorrer na escola é o sangramento nasal.
– Cadastre-se em um Centro de Tratamento especializado; lá é mais provável que se encontre os melhores protocolos de tratamento e informações mais atualizadas.
– Confira com seu médico todas as suas medicações; muitas delas, que são vendidas nas farmácias, devem ser evitadas por interferirem na coagulação. Ex : AAS (Ácido Acetilsalicílico).
– Faça exercícios regulares a fim de manter suas juntas e músculos fortes e uma boa saúde.
– Quando em viagem, procure localizar os endereços e telefones dos Centros de Tratamento no seu destino e sempre leve consigo duas informações médicas.