Banco de Cordão Umbilical

Critérios para doação do sangue do cordão umbilical e da placenta

Para doar o sangue do cordão é preciso:

– Ter mais de 18 anos
– Ter feito no mínimo duas consultas de pré-natal
– Estar com idade gestacional acima de 35 semanas
– Não ter sido acometida de infecção na gestação
– Não estar com o tempo de rompimento da bolsa maior que 18 horas
– Assinar o Termo de Compromisso autorizando a doação do sangue do cordão umbilical do recém-nascido
– Não ter sido infectada pelo vírus da Chikungunya, Zika e Dengue durante a gestação.


Principais etapa(s) para o processamento do serviço

– Agendar uma entrevista no Hemoce através do telefone (85) 3223.4868
– Durante a entrevista a gestante será avaliada e orientada acerca do processo de doação
– A doação acontece durante o parto, com o desligamento do cordão umbilical da criança. O sangue do cordão é coletado, em seguida, criopreservado e armazenado no Hemoce
– As maternidades credenciadas para este procedimento são a Maternidade Escola Assis Chateaubriand e Hospital Geral Cesar Cals, mas também atendemos outras maternidades, conforme solicitação e pré-agendamento das mães doadoras.


Dia e horário de atendimento

Segunda a sexta, de 7h às 19h


Seja voluntária e ajude a salvar vidas!

A doação do sangue de cordão umbilical pode ajudar a pacientes que necessitam do transplante de medula óssea. A doação é voluntária e autorizada pela mãe do recém-nascido através da assinatura do termo de compromisso. Após o nascimento do bebê, o sangue do cordão umbilical e da placenta é coletado e armazenado no Centro de Processamento Celular (CPC) do Hemoce por tempo indeterminado. O procedimento não oferece risco para a mãe e para o bebê. O sangue doado fica armazenado por muitos anos e disponível para qualquer pessoa que precise do transplante de medula óssea.

Informações (85) 3223.4868 ou pelo e-mail bscuphemoce@gmail.com

Tire suas dúvidas

O que são células-tronco?

As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico. Essas células têm duas características distintas:

1 – elas conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características;

2 – conseguem diferenciar-se, ou seja, transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos.

Um exemplo é a célula-tronco hematopoética, que no adulto se localiza na medula óssea vermelha. Na medula óssea, ela é responsável pela geração de todo o sangue.

Essa é a célula que efetivamente substituímos quando realizamos um transplante de medula óssea.

Onde podemos encontrar as células-tronco?

Além da célula-tronco hematopoética, pesquisas recentes têm demonstrado a presença de células-tronco específicas, presentes em tecidos como, fígado, tecido adiposo, sistema nervoso central, pele etc. A utilização para fins terapêuticos dessas células também tem sido alvo de vários estudos.

O sangue do cordão umbilical é utilizado para que tipo de tratamento?

O sangue do cordão é uma das fontes de células-tronco para o transplante de medula óssea e este é o único uso deste material atualmente. O transplante é indicado para pacientes com leucemias, linfomas, anemias graves, anemias congênitas, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo, além de outras doenças do sistema sanguíneo e imune (cerca de 70 indicações).

As células-tronco podem ser utilizadas em tratamento de outras doenças?

Sim, mas a fonte utilizada atualmente para indicações diferentes do transplante de medula óssea, como a medicina regenerativa de determinados órgãos, são as células-tronco da medula óssea do próprio indivíduo.

O tecido do próprio cordão também possui células-tronco?

Esta é mais uma especulação desta área. Há conhecimento de que existem células-tronco em vários tecidos do organismo há pelo menos 10 anos. Sua obtenção, entretanto, é difícil, cara e ainda sem utilidade prática. No campo da ciência é prudente aguardar que os resultados deixem o campo da experimentação e sejam aplicados na prática médica. Não existem ainda logística, recursos e indicação para que as células do próprio cordão sejam utilizadas em curto e médio prazo. Trata-se de antecipação de estudos ainda sem resultados práticos, o que em geral causa muita ansiedade e expectativa nos que aguardam perspectivas de cura para doenças graves.

As células-tronco do BSCUP são células-tronco embrionárias?

Não, as células-tronco do BSCUP têm características adultas, porém são mais imaturas e ainda pouco estimuladas.

O que é Brasilcord?

É uma rede que reúne os Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical. Hoje, estão em funcionamento as unidades do INCA no Rio de Janeiro, do Hospital Albert Einstein, do Hospital Sírio Libanês e dos hemocentros da Unicamp e de Ribeirão Preto, todos no estado de São Paulo. No restante do Brasil, estão funcionando as unidades de Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Belém. A instalação de bancos em todas as regiões do país é importante para contemplar a diversidade genética da população brasileira. O INCA é responsável pela coordenação da Rede. A Portaria Ministerial nº 903/GM de 16/08/2000 e o RDC da Anvisa 153 de 14/06/2004 regulamentam os procedimentos da Rede. A criação da Rede Brasilcord foi regulamentada pela Portaria Ministerial nº 2381 de 28/10/2004.

Como é feita a doação do sangue do cordão para um Banco Público?

A doação é realizada em maternidades credenciadas do programa da Rede BrasilCord, que reúne os bancos públicos de sangue de cordão. Existem alguns controles no momento da coleta do sangue do cordão, necessários para um bom aproveitamento das unidades. Portanto, não se trata de uma doação universal como ocorre com sangue e que pode ser feita em qualquer hospital ou por qualquer pessoa, sendo limitada aos hospitais que fazem parte do programa.

Como é feita a coleta de BSCUP?

Após o nascimento, o cordão umbilical é pinçado (lacrado com uma pinça) e separado do bebê, cortando a ligação entre o bebê e a placenta. A quantidade de sangue (cerca de 70 – 100 ml) que permanece no cordão e na placenta é drenada para uma bolsa de coleta. Em seguida, já no laboratório de processamento, as células-tronco são separadas e preparadas para o congelamento. Estas células podem permanecer armazenadas (congeladas) por vários anos no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e disponíveis para serem transplantadas. Cabe ressaltar que a doação voluntária é confidencial e nenhuma troca de informação será permitida entre o doador e o receptor.

Quanto tempo o sangue do cordão pode ficar congelado?

O tempo é indefinido, existem bolsas de sangue de cordão congeladas há mais de 20 anos.

Qualquer gestante está apta a doar?

Não, a gestante tem que atende a critérios específicos. Dentre eles, deve ter entre 18 e 36 anos, ter feito no mínimo duas consultas de pré-natal documentadas, estar com idade gestacional acima de 35 semanas no momento da coleta e não possuir, no histórico médico, doenças neoplásicas (câncer) e / ou hematológicdas (anemias hereditárias, por exemplo).

Por que as doações não podem ser feitas em qualquer hospital?

O programa de doação trabalha com planejamento e eficiência. Não adianta quantidade sem qualidade porque seria desperdício coletar sem que o procedimento tenha sido realizado por equipe treinada ou com critério. O planejamento segue as normas internacionais. Há pelo menos dois hospitais conveniados para cada Banco da Rede BrasilCord. São hospitais públicos ou com credenciamento específico para coleta.

Quais são as vantagens do BSCUP?

A principal vantagem é que as células do cordão estão imediatamente disponíveis. Não há necessidade de localizar o doador e submetê-lo à retirada da medula óssea. Além disso, não é necessária a compatibilidade total entre o sangue do cordão e o paciente. Com o uso do cordão umbilical é permitido algum nível de não compatibilidade, ao contrário do transplante com doador de medula óssea, que exige compatibilidade total.

Existem desvantagens?

Existem sim, mas não para a doadora. A maior desvantagem é a dose de utilização, uma vez que a doação ocorre em uma única coleta (sem possibilidade de nova coleta), e o volume é restrito, o número de células-tronco pode ser limitado. Assim, existe um limite de peso para o paciente, em função da quantidade de células-tronco retiradas do sangue do cordão. Os pacientes precisam ter entre 50kg e 60kg. No entanto, hoje se utiliza uma técnica de adicionar dois cordões para um mesmo paciente, o que proporciona o uso em adultos com maior peso.

Onde o Hemoce estará recolhendo os cordões?

As maternidades credenciadas para este procedimento são a Maternidade Escola Assis Chateaubriand e Hospital Geral Cesar Cals, mas também atendemos outras maternidades, conforme solicitação e pré-agendamento das mães doadoras.

Existe algum risco para a mãe ou para o bebê?

Não, não existe nenhum risco. Lembre-se que tanto a placenta, quanto o sangue que fica armazenado nela, têm sido tratados, até então, como lixo. Obviamente, as equipes de coleta atuam somente com o consentimento do obstetra, garantindo que nada interfira no parto.

O que acontece após a doação?

As unidades coletadas recebem um identificador numérico que passa a ser a identidade da bolsa. Toda referência à ela passa a ser realizada com esse número, e não mais com o nome da gestante. A unidade é então levada ao laboratório, no Hemoce, onde passará por diversas etapas.

Inicialmente é avaliado o número de células presentes na unidade. Caso o número destas seja suficiente para um transplante, a mesma é processada, tendo seu volume reduzido a 20ml e congelada (criopreservada). Assim, a unidade fica aguardando os resultados dos exames realizados, inclusive exames maternos, que avaliarão a presença de marcadores para doenças infecto-contagiosas do sangue.

Então, o BSCUP coletado e congelado já está pronto para transplante?

Não, a legislação vigente prevê que, para uma unidade ser liberada para transplante, se deve repetir os exames sorológicos da mãe, em um período de dois a seis meses, após o parto. Isso é muito importante, pois sem esse novo exame todo o trabalho terá sido em vão, e a unidade não poderá ser utilizada.

Quanto tempo depois da doação, então, a unidade fica disponível para transplante?

Somente de 3 a 6 meses depois do parto as unidades são liberadas para uso. Durante este tempo, são realizados testes no sangue do cordão para excluir doenças infecciosas e genéticas. Este é um procedimento de segurança, para evitar as janelas imunológicas das doenças infecciosas. Como hoje existem testes mais precisos, principalmente para HIV e hepatite, será proposta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a alteração desta norma, para que as unidades com estes testes negativos sejam liberadas mais rapidamente, sem obrigatoriedade dos testes de seguimento da mãe. Desta forma, haverá um crescimento mais rápido e eficiente do número de unidades disponíveis para uso, nos moldes do que acontece na maioria dos países que possuem Bancos de Sangue de Cordão públicos. O aproveitamento final, depois de exclusão por critérios de segurança e qualidade (contagem mínima das células e volume), é de cerca de 40% das unidades coletadas.

Caso o filho(a) da gestante que doou seu BSCUP necessitar de um transplante de células-tronco, ele(a) terá prioridade?

Não. Entenda que a doação, por todos os fatores que mencionamos, não significa que o material foi crioprerservado, pois terá que atender critérios de qualidade estipulados pela lei. Uma vez que o BSCUP esteja criopreservado e disponível para uso, caso não tenha sido utilizado por outro paciente, o mesmo será selecionado para o paciente.

Quanto custa este procedimento?

A doação é gratuita. Nenhuma gestante que adere ao programa de doação dos Bancos Públicos tem qualquer custo. A coleta e o armazenamento de cada unidade custam em torno de R$ 3 mil para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já a importação de unidades de sangue de cordão umbilical, vindas de registros internacionais, fica em torno de R$ 50 mil.

Qual a capacidade do Banco?

O Banco do Hemoce possui um tanque com capacidade para estocar cerca de 3.600 mil unidades. O equipamento acondiciona o material a uma temperatura de -190ºC com isolamento total em ambiente livre de risco biológico.

Como os pacientes receberão estas células?

O processo de transplante é semelhante ao utilizado com doador de medula óssea, ou seja, após um regime de preparação com quimioterapia e/ou radioterapia, o paciente recebe as células-tronco em um procedimento semelhante a uma transfusão.

Os pacientes com indicações para transplante não-aparentado deverão ser cadastrados pelo Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME). O médico insere no sistema características da doença, dados cadastrais do paciente e o resultado do teste de HLA, um teste genético. Depois, é feito um cruzamento de informações entre o REREME e o Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que inclui os dados das unidades armazenadas em bancos da Rede BrasilCord e dos doadores voluntários, a fim de identificar um doador ou unidade de cordão compatível.

Existem bancos semelhantes no exterior?

Sim. No exterior, existem mais de cem bancos, com mais de 180 mil unidades de cordão congeladas.


Um pouco da história

Em 2001, o INCA inaugurou o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) da unidade, o primeiro banco desse tipo no Brasil, visando aumentar as chances de localização de doadores para os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea. Depois disso, foi criada a Rede BrasilCord, que tem projeto para chegar a 13 unidades espalhadas por todas as regiões do país, tendo como meta armazenar ao todo cerca de 50 mil bolsas de células-tronco de cordão umbilical humano.

As chances de um brasileiro localizar um doador em território nacional é trinta vezes maior que a chance de encontrar o mesmo doador no exterior, segundo pesquisa realizada pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Isso ocorre devido às características genéticas comuns à população do nosso país. Daí a importância da diversidade de material nas mais variadas regiões, para que o maior número de pacientes possa ser atendido e não fique sem a possibilidade de realizar um transplante de medula óssea.

Desde junho de 2010, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também faz parte da Rede BrasilCord. Na sede do Hemocentro Coordenador em Fortaleza, um tanque de criopreservação poderá manter até 3.600 bolsas congeladas, e existe expectativa para implantação de um outro equipamento, que deve dobrar a capacidade de armazenamento.

Em 2018, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – BSCUP recebeu uma nova denominação, sendo chamado de CENTRO DE PROCESSAMENTO CELULAR-CPC.

A mudança visa atender à Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 214, de 07 de fevereiro de 2018. A referida resolução dispõe sobre as Boas Práticas em Células Humanas para Uso Terapêutico e Pesquisa Clínica, conforme consta no capítulo I seção II artigo 3º § 1º, o seguinte texto:

§ 1º Os laboratórios de processamento de medula óssea e sangue de periférico, os bancos de sangue de cordão umbilical e placentário e os centros de tecnologia celular passam a ser denominados Centros de Processamento Celular.