Nossos Membros

 

Coordenador

Luiz Ivando Pires Ferreira Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2006), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2018).

Atualmente é Professor de Clínica Médica da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Hemostasia (Texto informado pelo autor).

 

Lattes

Vice-coordenador

Paulo Germano de Carvalho

Doutor em Ciências Farmacêuticas e Mestre em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Hematologia Clínica pela UFC. Graduado em Farmácia (UFC).

Ingressou através de concurso público na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, sendo enquadrado na função de Farmacêutico no laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) desde 2003, e também no laboratório especializado de Imunologia no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) desde 2011. No HSJ, também é colaborador na gestão da qualidade no laboratório.

Responde por validação de testes, análise de pareceres e palestras relacionadas à rotina. Também colabora como preceptor do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde. Na área docente, integra a equipe de professores do curso de especialização em Hematologia promovido pelo HEMOCE em parceria com a Universidade Estadual do Ceará.

Sua primeira experiência docente foi como professor de Imunologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia da UFC. Depois, ingressou no corpo docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para ministrar disciplinas nas áreas das análises Clínicas (ainda em curso), especialmente imunologia, parasitologia e processos infecciosos.

Colecionou vários trabalhos apresentados em eventos (anais), orientações e participações em bancas de conclusão de curso. Ministrou várias palestras/cursos e avaliou projetos na área da saúde e da educação.

Em sua vida docente, realizou vários cursos na área de ensino e aprendizagem significativa, competências no ensino superior, andragogia, metodologias ativas, ferramentas e mídias digitais, indicadores de aprendizagem, SUS e educação, elaboração de avaliações, aprendizagem baseada em evidências, desenvolvimento curricular – eixos da base, ações técnicas em saúde e estatística aplicada nos projetos científicos. Nos últimos cinco anos, tem publicado em revista científica de renome. Na área de gestão privada, dirigi a parte científica, logística e de controle de qualidade em laboratório clínico. O pesquisador também é membro da Câmera Técnica de Análises Clinicas do Conselho de Farmácia do Ceará.

Atualmente também é coordenador e vice coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa do HEMOCE E HSJ, respectivamente.

 

Lattes

Membro titular

Romélia Pinheiro Gonçalves Lemes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1999).

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro dos programas de Pós-graduação em Patologia (Faculdade de Medicina/UFC), Ciências Farmacêuticas (Faculdade de Farmácia/UFC) e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFC/UFRN/UFPB/UFRPE)

Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Hemoglobinopatias e Genética das Doenças Hematológicas (LPHGDH) do Departamento de Análises clínicas e toxicológicas (DACT/FFOE. Atua nas Linhas de pesquisa de: Farmácia clínica e Hematologia (anemia falciforme/onco-hematologia).

 

Lattes

Membro titular

Fernando Barroso Duarte

Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC e Professor Colaborador da Pós Graduação em Ciências Médico Cirurgicas. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e residência em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Onco-Hematologia realizada no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1991 a 1994).

Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2016).

Pós-doutorado realizado no Fred Hutchinson Câncer Research Center (Fred Hutch)/ Seattle Cancer Care Alliance (EUA) em 2017.

Presidente da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea)

Membro do Conselho Deliberativo da SBTMO (agosto/2014 a agosto/2018).

Médico da UFC desde 1995. (8) Coordena o Centro de Processamento Celular e Núcleo de Medula Óssea (CPC/Hemoce – 2012 até a presente data).

Chefe do serviço de Hematologia,Oncologia clínica e do Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH/UFC tendo sido pioneiro na implantação do transplante de medula óssea no HUWC e no estado do Ceará.

Coordenador do Internato de Medicina em Hematologia (2011 até a presente data), Coordenador da Residência Médica em Hematologia (2011 até a presente data) e Residência em Transplante de Medula Óssea do HUWC/UFC (2011 até a presente data).

Coordenador do curso de atualização em transplante de células tronco hematopoéticas (2013).

Fundador e coordenador do programa de Telemedicina em hematologia e onco-hematologia no HUWC/UFC.

Médico hematologista da Clínica Oncofor. Investigador principal de estudos clínicos nas áreas de onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médico Especialista em Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com prova de título (2014) e atua principalmente nas seguintes áreas: hematologia, onco-hematologia, hemoterapia, síndrome mielodisplásica, anemias e transplante de medula óssea.

Organizador presidente do XX Congresso da SBTMO 2016 que aconteceu em agosto de 2016 em Fortaleza e 1o Tesoureiro da atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO (mandato Ago/2018 – Ago/2021).

Fundador e coordenador do Registro Latino Americano de transplante de medula óssea em mielodisplasia (2016 até o presente momento).

Professor no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Christus – Unichristus (2016 até a presente data).

Diretor técnico do Laboratório Central de Análises Clínicas (Laboratório CAC) e da Nutriquimio Ltda.

Membro da Câmara Técnica Nacional de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (05Jun2018 até o presente momento).

Membro da Câmara Técnica Estadual de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.

Membro do corpo editorial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT / 2020 até o presente momento). (Texto informado pelo autor).

 

Lattes

 

Membro titular

Tiê Bezerra Costa

Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), título de especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce) e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente é coordenador do laboratório de técnicas avançadas em imuno-hematologia do Hemoce e membro do comitê de ética em pesquisa (CEP) da instituição. (Texto informado pelo autor).

 

Lattes

Membro suplente

João Marcos Meneses e Silva

Possui o Título de Mestre / Medicina pela Universidade do Minho (2020), Doutorado em Cirurgia – UFCE (Capes 5 – 2014), Mestrado em Saúde Pública – UFCE (Capes 5 – 2005), Graduação em Medicina – UFCE (2003), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (Hospital Materno Infantil de Brasília – HMIB – 2006/07 e Hospital Geral de Fortaleza – HGF – 2008/09), Curso de Células-Tronco e Curso Avançado de Reprodução Assistida pelo Instituto Valenciano de Infertilidade – IVI – Espanha, e Curso de Biotecnologia em Saúde – HZI – Alemanha. É médico ginecologista e obstetra e membro da Comissão de Ética Médica – CEM do HUB – UnB / EBSERH (2014 – atual).

Após percorrer carreira até chegar à Direção do Hospital da Região Leste – DF (2018-21) foi para a Regulação de leitos da SES-GDF (atual). Foi o primeiro diretor Médico do Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro e Coordenador do Programa Nascer Bem – Sistema Hapvida (2016-17) Tenente Médico – R2, tendo servido no Hospital Geral do Exército de Fortaleza – HGeF (2009-12). Foi Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hemocentro – CE(2018-19). Dedica-se a atividades em Gestão Hospitalar, Assistência e Pesquisa (Experimental e Clínica). Foi professor de Ginecologia e Obstetrícia no Curso de Medicina na Faculdade Christus de 2009 a 2011 e professor substituto do Departamento de Saúde Comunitária da FM-UFC em 2004 e 2005.

 

Lattes

 

 

Membro titular

Tatyane Oliveira Rebouças

Doutoranda do Programa de Cuidados Clínicos (PPCCLIS) pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Especialista em Saúde da Família (UFC) e em Enfermagem do Trabalho (UECE) .Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2009). Coordenadora de Enfermagem do ambulatórios do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HEMOCE e do Hospital São José.

 

Lattes

Membro titular

Islara Rodrigues Cavalcante

Farmacêutica- CRF 5871 Mestranda no Programa de Ciencias Farmacêuticas – UFC.

 

Lattes

Membro suplente/ Representante de usuários

Daniele Oliveira Lima

Autônoma, ensino médio completo. Paciente do Ambulatório de Coagulopatias.

Secretária

Maria da Penha Cavalcanti Lima

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1996), especialista em Engenharia de produção pela Universidade Federal do Ceará (2000) e MBA em perícia e auditoria ambiental em 2011 na Universidade de Fortaleza – Unifor.

Experiência na Área Administrativo-Industrial, atuando na Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001:2015 e Norma PALC 2021, auditoria interna; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos(PGRSS), monitoramento de indicadores, não conformidades, processos de ouvidoria e como secretária do comitê de ética em pesquisa (CEP) da instituição.

 

Lattes

Membro suplente

Stella Maia Barbosa

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e em Gestão da Qualidade nos serviços de saúde.

Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAB. Tem experiência como tutora de educação à distância de cursos de especialização e aperfeiçoamento na área da saúde e com trabalhos na área de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Hemoterapia, Hematologia, Pesquisa Clínica, Educação em Saúde e em temas relacionados à Promoção da Saúde.

 

Lattes