Nossos Membros

Coordenador
Luiz Ivando Pires Ferreira Filho
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2006), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2018).
Atualmente é Professor de Clínica Médica da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Hemostasia (Texto informado pelo autor).

Vice-coordenadora
Tatyane Oliveira Rebouças
Doutoranda do Programa de Cuidados Clínicos (PPCCLIS) pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Especialista em Saúde da Família (UFC) e em Enfermagem do Trabalho (UECE) .Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2009). Coordenadora de Enfermagem do ambulatórios do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HEMOCE e do Hospital São José.

Membro efetivo
Tiê Bezerra Costa
Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), título de especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce) e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Atualmente é coordenador do laboratório de técnicas avançadas em imuno-hematologia do Hemoce e membro do comitê de ética em pesquisa (CEP) da instituição. (Texto informado pelo autor).

Membro efetivo
Gentil Claudino de Galiza Neto
Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1990), com residência médica em Clínica Médica e Patologia Clínica, realizada na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP-SP (1991/1994), com estágio profissional na unidade de Hemostasia do Hospital Henri Mondor, da Université Paris-Est Val de Marne, França (1994). Possui titulo de Mestre em Clínica Médica, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2001).Especialista em Genética Forense pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2007).
Atuação profissional: Médico Patologista Clínico do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE / Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, médico assistente do Serviço de Hematologia da UFC. Foi conselheiro do Conselho regional de Medicina do Ceará – CREMEC. Atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE.

Membro efetivo
Felipe Pantoja Mesquita
Possui graduação em Biomedicina pela ESAMAZ (2014), mestrado no Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará (2017), doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2021).
Possui experiência nas áreas de genética humana, incluindo estudos em genética de população com determinação de polimorfismos e mutações, bem como nas áreas de biologia molecular com emprego de técnicas para a caracterização de doenças crônicas e infecciosas, tais como sequenciamento Sanger e NGS, PCR em tempo real e edição gênica por CRISPR/Cas9. Na área da farmacologia, possui experiência no desenvolvimento de novos fármacos com foco em triagem de moléculas com atividade anticâncer e antimicrobiana, o que inclui a utilização de técnicas de cultura de células 2D e 3D, triagem high throughput de moléculas e citometria de fluxo. Na área de farmacogenética, possui experiência na determinação de fatores (SNPs, mutações e CNVs) com impacto na farmacodinâmica e farmacocinética de fármacos anticâncer usados na clínica.
Tem experiência no emprego de bioinformática para o estudo de genomas e proteínas, tais como na identificação de alterações em sequencias de nucleotídeos e aminoácidos (SNPs e SAPs), estudos filogenéticos, docking molecular e análise transcriptômica utilizando linguagem R. Tem também vasta experiência em análise de dados com emprego de métodos estatísticos e construção de gráficos. Recentemente, fez estágio de pós-doutorado na área da genética e biologia molecular aplicada à virologia para o estudo da COVID-19 na população de Fortaleza, Ceará, Brasil. Foi professor substituto no Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, atua como pesquisador no Laboratório de Farmacogenética – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e é coordenador do setor de terapias avançadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

Membro efetivo
Veridiana Pessoa Miyajima
Possui Graduação em Farmácia pela Universidade São Francisco (1999), e Doutorado com área de concentração em Farmacologia Clínica e Molecular pelo programa de Farmacologia e Terapêutica do Instituto de Sistemas, Biologia Molecular e Integrativa da Universidade de Liverpool, Reino Unido (2023).
Atuou na área de Biologia Molecular, com ênfase em genômica funcional, relacionada a resposta genética a desafios ambientais distintos e seu impacto na progressão e gravidade de transtornos neurológicos. Tem experiência no gerenciamento de estudos clínicos e serviços de diagnóstico molecular, desenvolvimento de ensaios de biomarcadores para diagnóstico, validação metodológica, abrangendo a implementação de novas técnicas e protocolos. Durante a Pandemia da COVID-19, implementou em tempo recorde o laboratório de Diagnóstico em Biologia Molecular COVID-19 no Hemoce, em parceria com a Fiocruz, onde atuou como coordenadora. Atualmente, é pós-doutoranda na Fiocruz, pela Rede de Vigilância Genômica, além de colaborar com PD e inovação, e no monitoramento e melhoria contínua na qualidade analítica no Centro de Diagnóstico Clínico (CDC) do Hemoce.

Membro efetivo
Danielle de Freitas Bezerra
Biomédica pela Faculdade de Tecnologia Intensiva de Fortaleza (2018). Mestrado em Patologia pela UFC (2020).
Doutorado em Biotecnologia em Saúde em andamento pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nucleadora UECE. Tem experiência em Imunologia, Imuno-hematologia, Parasitologia e Serviços de hemoterapia. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), realizando treinamentos e educação permanente dos funcionários da sede e dos funcionários que fazem parte das Agências Transfusionais de toda Hemorrede. Docente no curso de Pós-graduação em Hematologia Clínica e Banco de Sangue pela UNICHRISTUS e na Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia pelo IPH-EDUCA.

Membro efetivo
Stella Maia Barbosa
Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e em Gestão da Qualidade nos serviços de saúde.
Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAB. Tem experiência como tutora de educação à distância de cursos de especialização e aperfeiçoamento na área da saúde e com trabalhos na área de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Hemoterapia, Hematologia, Pesquisa Clínica, Educação em Saúde e em temas relacionados à Promoção da Saúde.

Membro efetivo
Marilia Silveira Maia
Graduada em Biomedicina pela Faculdade Maurício de Nassau (2016), mestre e doutora em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Aldo Ângelo Moreira Lima.
Tem experiência na área de Microbiologia e Biologia Molecular, com ênfase em Microbiologia Aplicada e Diagnóstico Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Escherichia coli; enteropatia ambiental; P. aeruginosa e resistência antimicrobiana. Fez parte de projetos envolvendo resistência antimicrobiana na Universidade Federal do Ceará e Hospital Universitário Walter Cantídio, além de ter atuado como analista de operações farmacêuticas na central analítica de diagnóstico da COVID-19 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE). Atualmente é biomédica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e analista do centro de processamento celular, no apoio ao transplante de medula, sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Barroso Duarte.

Membro efetivo
Claudianne Maia de Farias
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza em 2011. Enfermeira do HEMOCE( Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) – Experiência no serviço de Aférese – Enfermeira assistencial e coordenadora do serviço de Recuperação Intra-operatória de sangue (RIOS).

Membro suplente
Fernando Barroso Duarte
Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC e Professor Colaborador da Pós Graduação em Ciências Médico Cirurgicas. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e residência em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Onco-Hematologia realizada no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1991 a 1994).
Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Pós-doutorado realizado no Fred Hutchinson Câncer Research Center (Fred Hutch)/ Seattle Cancer Care Alliance (EUA) em 2017. Presidente da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea) Membro do Conselho Deliberativo da SBTMO (agosto/2014 a agosto/2018). Médico da UFC desde 1995. (8) Coordena o Centro de Processamento Celular e Núcleo de Medula Óssea (CPC/Hemoce – 2012 até a presente data). Chefe do serviço de Hematologia,Oncologia clínica e do Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH/UFC tendo sido pioneiro na implantação do transplante de medula óssea no HUWC e no estado do Ceará. Coordenador do Internato de Medicina em Hematologia (2011 até a presente data), Coordenador da Residência Médica em Hematologia (2011 até a presente data) e Residência em Transplante de Medula Óssea do HUWC/UFC (2011 até a presente data). Coordenador do curso de atualização em transplante de células tronco hematopoéticas (2013). Fundador e coordenador do programa de Telemedicina em hematologia e onco-hematologia no HUWC/UFC. Médico hematologista da Clínica Oncofor. Investigador principal de estudos clínicos nas áreas de onco-hematologia e transplante de medula óssea. Médico Especialista em Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com prova de título (2014) e atua principalmente nas seguintes áreas: hematologia, onco-hematologia, hemoterapia, síndrome mielodisplásica, anemias e transplante de medula óssea. Organizador presidente do XX Congresso da SBTMO 2016 que aconteceu em agosto de 2016 em Fortaleza e 1o Tesoureiro da atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO (mandato Ago/2018 – Ago/2021). Fundador e coordenador do Registro Latino Americano de transplante de medula óssea em mielodisplasia (2016 até o presente momento). Professor no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Christus – Unichristus (2016 até a presente data). Diretor técnico do Laboratório Central de Análises Clínicas (Laboratório CAC) e da Nutriquimio Ltda. Membro da Câmara Técnica Nacional de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (05Jun2018 até o presente momento). Membro da Câmara Técnica Estadual de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. Membro do corpo editorial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT / 2020 até o presente momento). (Texto informado pelo autor).

Membro suplente
Maria da Silva Pitombeira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1963) e especialização em hematologia no Serviço de Hematologia do Hospital de Clinicas da Universidade de São Paulo; doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1972).
Pós doutorado pela Universidade de Paris VII (Hôpital Saint Louis). Estágio de especialização no Hôpital Henri Mondor (Universidade de Paris XIII). Professor titular da Universidade Federal do Ceará. Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Médica Hematologista atuando principalmente nos seguintes temas: Linfoma de Hodgkin, Epidemiologia dos linfomas, Transplante de Medula Óssea. Membro da Academia Cearense de Medicina. Membro Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina.

Membro suplente
Alcínia Braga de Lima Arruda
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1988), tendo habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas.
Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela UFC/HEMOCE e mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (1997). Fez Doutorado em Farmacologia pela UFC e atualmente é Professora Associado I das disciplinas Hematologia Básica e Hematologia Clínica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia nas gestantes, idosos e recém-nascidos e comportamento do hemograma nas doenças hematológicas. É coordenadora do Programa Núcleo de Estudo da longevidade (NEL) e do Projeto de Extensão “Acompanhamento ambulatorial e residencial de pacientes idosos, hipertensos e em uso contínuo de alfa metildopa, ambos voltados para o bem estar e qualidade de vida dos idosos.

Membro suplente
Maria Goretti Rodrigues de Queiroz
Professora Titular da disciplina de Bioquímica Clínica no Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.
Possui graduação em Farmácia, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciência (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo. Atua na graduação e pós graduação na área de análises clínicas realizando estudos toxicológicos e ensaios pré-clínicos testando modelos de diabetes, dislipidemias e obesidade.
Representante de Participante de Pesquisa
Danielle Oliveira Teixeira
Representante de Participante de Pesquisa
Francisco Marcelino Rogério Filho

Secretária
Francisca Diana da Silva Negreiros
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1993).
Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (2021). Mestrado Profissional Ensino na Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Enfermeira e servidora pública do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Diabetes, Transplante Renal e Hepático. Atualmente exerce a profissão no Serviço de Endocrinologia e Diabetes (SED)/HUWC/UFC e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)/HEMOCE.