Legislações

 

 

RESOLUÇÕESENDEREÇOS ELETRÔNICOSEMENTA
RESOLUÇÃO Nº 706, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023www.in.gov.brDispõe sobre registro, credenciamento, renovação, alteração, suspensão e cancelamento do registro de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) junto ao Sistema CEP/Conep, entre outras disposições.
NORMA OPERACIONAL Nº 001/2013www.conselho.saude.gov.brDispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil.
RESOLUÇÃO Nº 240, DE 05 DE JUNHO DE 1997www.bvsms.saude.gov.brSobre a definição do termo "usuários" para efeito de participação nos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições.
RESOLUÇÃO Nº 292, DE 08 DE JULHO DE 1999www.conselho.saude.gov.brNorma complementar à Resolução CNS 196/96, referente à área específica sobre pesquisas em seres humanos, coordenadas do exterior ou com participação estrangeira e as que envolvam remessa de material biológico para o exterior.
RESOLUÇÃO Nº 304 DE 09 DE AGOSTO DE 2000www.conselho.saude.gov.brA necessidade de regulamentação complementar da Resolução CNS nº 196/96 (Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos), atribuição da CONEP conforme item VIII.4.d da mesma Resolução, no que diz respeito à área temática especial "populações indígenas" (item VIII.4.c.6). Resolve Aprovar as seguintes Normas para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos - Área de Povos Indígenas.
RESOLUÇÃO Nº 340, DE 8 DE JULHO DE 2004www.bvsms.saude.gov.br

Aprova as Diretrizes para Análise Ética e Tramitação dos Projetos de Pesquisa da Área Temática Especial de Genética Humana
RESOLUÇÃO Nº 346, DE 13 DE JANEIRO DE 2005www.bvsms.saude.gov.brEstabelece regulamentação para tramitação de projetos de pesquisa multicêntricos no sistema Comitês de Ética em Pesquisa-CEPs - CONEP
RESOLUÇÃO CNS Nº 370, DE 8 DE MARÇO DE 2007.www.conselho.saude.gov.br

O registro e credenciamento ou renovação de registro e credenciamento do CEP.
RESOLUÇÃO CNS Nº 441, DE 12 DE MAIO DE 2011.www.conselho.saude.gov.brAprovar as seguintes diretrizes para análise ética de projetos de pesquisas que envolvam armazenamento de material biológico humano ou uso de material armazenado em pesquisas anteriores
RESOLUÇÃO Nº 446, DE 11 DE AGOSTO DE 2011www.conselho.saude.gov.brComposição da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.www.conselho.saude.gov.brConselho Nacional de Saúde aprovar as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.
RESOLUÇÃO Nº 196, DE 10 DE OUTUBRO DE 1996www.bvsms.saude.gov.brAprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.
RESOLUÇÃO nº 506, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2016www.conselho.saude.gov.brAprovar a seguinte Resolução referente ao processo de acreditação de comitês de ética em Pesquisa (CEP) que compõem o Sistema CEP/Conep.
RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016www.conselho.saude.gov.brDispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana.
RESOLUÇÃO Nº 563, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2017www.conselho.saude.gov.brRegulamentar o direito do participante de pesquisa ao acesso pós-estudo em protocolos de pesquisa clínicas destinadas aos pacientes diagnosticados com doenças ultrarraras.
RESOLUÇÃO Nº 674, DE 6 DE MAIO DE 2022www.conselho.saude.gov.brDispõe sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep.
RESOLUÇÃO Nº 292, DE 08 DE JULHO DE 1999www.bvsms.saude.gov.brNorma complementar à Resolução CNS 196/96, referente à área específica sobre pesquisas em seres humanos, coordenadas do exterior ou com participação estrangeira e as que envolvam remessa de material biológico para o exterior.
MANUAL DE ORIENTAÇÃOwww.conselho.saude.gov.brPendências frequentes em protocolos de pesquisa clínica.
NORMA OPERACIONAL Nº 001/2013www.conselho.saude.gov.brDispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil.
RESOLUÇÃO Nº 251, DE 07 DE AGOSTO DE 1997www.bvsms.saude.gov.brAprova normas de pesquisa envolvendo seres humanos para a área temática de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos
RESOLUÇÃO Nº 580, DE 22 DE MARÇO DE 2018www.conselho.saude.gov.brDispões sobre os procedimentos de importação e exportação de bens e produtos destinados à pesquisa científica ou tecnológica e à pesquisa envolvendo seres humanos