Hemoce Legal
O cumprimento de requisitos de qualidade e compliance é a base do atendimento seguro à população, promovendo segurança e confiabilidade dos produtos e serviços fornecidos pela instituição, respeitando a integridade e transparência, de acordo com os preceitos do serviço público brasileiro
ACREDITAR
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
1 – Garantir a excelência operacional e administrativa
OBJETIVOS:
1 – Ter todas as unidades da rede certificadas e acreditadas em suas áreas de atuação;
2 – Manter a rede qualificada para envio de plasma para a Hemobrás, contribuindo com a
autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados;
3 – Melhorar a qualidade e segurança dos processos operacionais, técnicos, assistenciais e administrativos;
4 – Consolidar a excelência da gestão ;
5 – Fortalecer o sistema de gestão da qualidade;
6 – Estimular outras unidades da SESA e da Hemorrede nacional a buscar a excelência de seus
processos e serviços.
JUSTIFICATIVAS:
É importante manter a certificação/acreditação do serviço para garantir o atendimento a padrões de qualidade, segurança e confiabilidade dos processos institucionais, refletindo em uma oferta qualificada de produtos e serviços à população. A certificação/acreditação reflete em credibilidade frente à sociedade, parceiros e clientes permitindo a construção de vínculos fortes e confiáveis com os clientes e colaborando para a conformidade com as regulamentações, normas e boas práticas da área de atuação do Hemoce. A certificação significa abertura de portas para novas oportunidades de negócios, parcerias e contratos, favorecendo o alcance das metas e cumprimento da missão institucional.
RESULTADOS ESPERADOS:
1 – Unidades do Hemoce certificadas e acreditadas em suas áreas de atuação;
2 – Qualificação de todos os hemocentros do Ceará para envio de plasma para a Hemobrás;
3 – Fortalecimento da imagem institucional e credibilidade por parte da sociedade e demais stakeholders;
4 – Serviço qualificado e atendendo a expectativa dos clientes;
5 – Contribuição do Hemoce ;
6 – Cumprimento da função social e missão institucional;
7 – Visibilidade do Ceará na área da atuação do Hemoce para o Brasil e para o mundo.
STAKEHOLDERS:
1 – Sociedade;
2 – Instâncias de governo;
3 – Colaboradores do Hemoce;
4 – Gestores do Hemoce;
5 – Usuários;
6 – Hemorrede nacional.
ANÁLISE DE RISCO:
1 – Fragilização do sistema de gestão da qualidade;
2 – Descumprimento dos requisitos legais e exigências da VISA com relação aos
requisitos da qualidade;
3 – Comprometimento da qualidade da atenção aos usuários;
4- Comprometimento da visibilidade e credibilidade do Hemoce frente à
sociedade e demais stakeholders.
ANÁLISE DE OPORTUNIDADE:
1 – Sistema de gestão implantado e certificado pela norma ISO9001 desde 2012, abragendo todas as unidades da rede;
2 – Credibilidade e reconhecimento por parte da sociedade e parceiros;
3 – Áreas técnicas estruturadas e trabalhando em conformidade com boas práticas de produção;
4 – Áreas de apoio estruturadas para dar suporte às necessidades e requisitos da qualidade da área técnica.
PROGRAMA INTEGRIDADE
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
1 – Fortalecer sistema de governança interna para garantir a integridade, conformidade e transparência.
2 – Formalização da Política Estadual do Sangue.
OBJETIVOS DO PROJETO:
Desenvolver ações com o intuito de promover a cultura institucional da ética, integridade e transparência, com ênfase no fortalecimento e aprimoramento da estrutura de governança, gestão de riscos, aplicação efetiva de códigos de conduta ética e adoção de medidas de prevenção de atos ilícitos.
JUSTIFICATIVAS:
Considerando a necessidade de fortalecimento de um ambiente de integridade, da implementação de processos e estruturas baseadas em boas práticas de governança, de controle interno e gerenciamento de riscos, o Hemoce assume o compromisso de nortear as suas ações para o cumprimento das diretrizes legais estabelecidas pelo Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado (Lei n 16.717, de 21 de dezembro de 2018 e demais legislações correlatas) e das políticas públicas de saúde, em razão da necessidade de garantir a qualidade na gestão e o desenvolvimento institucional.
RESULTADOS ESPERADOS:
1 – Fortalecimento da cultura institucional;
2 – Conscientização e engajamento de gestores e colaboradores sobre a importância da adesão a práticas de integridade e transparência;
3 – Melhoria da eficiência e da efetividade dos processos e procedimentos internos;
4 – Mitigação de riscos e violações às leis;
5 – Economia de recursos, redução de custos e contingências;
6 – Benefício reputacional e reconhecimento institucional
STAKEHOLDERS:
1 – Sociedade;
2 – Instâncias de governo;
3 – Colaboradores do Hemoce;
4 – Gestores do Hemoce;
5 – Usuários;
6 – Fornecedores;
7 – Comunidade científica.
ANÁLISE DE RISCO:
1 – Aumento do risco institucional;
2 – Fragilidade no reconhecimento de situações de desvio de conduta;
3 – Ineficácia na adoção de medidas corretivas e de mitigação de riscos.
ANÁLISE DE OPORTUNIDADE:
1 – Menor risco institucional;
2 – Fortalecimento da imagem e reputação da instituição, seus gestores e colaboradores;
3 – Adesão às recomendações legais e de boas práticas no serviço público.