Galeria de Antígenos

 

Homenagem aos que contribuíram de forma significativa para a estruturação, implantação, crescimento e expansão do Hemoce. Tornando-o centro de excelência no cumprimento de sua missão.

 

Ser “Antígeno do Hemoce” é ser capaz de estimular, aglutinar, agir e  pensar, de forma contínua e perene, na criação e expansão do conhecimento e na transformação do ato de doar em permanente multiplicação da vida.

 

FORTALEZA

 

Ag LcDr. Laerte de P. Colares (LAERT DE PAULA COLARES)

RM: 77 – Formado pela Faculdade de Medicina da UFC em 1955. Pós-Graduação: Curso de Especialização nas Clínicas e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de São Paulo. Especialidades: Ginecologia, Obstetrícia e Hemoterapia. Ano de Admissão como Professor: 1960 como instrutor de Medicina Legal. Departamento: Patologia e Medicina Legal. Categoria: Adjunto II. Médico do INAMPS e da Maternidade Dr. João Moreira (atual Hospital Geral César Cals de Oliveira). Outros: Fundador e Diretor do PROSAN. Óbito em 19/12/1981 em atividade. FONTE: Informações do Dr. Ormando Rodrigues Campos.

 

Ag PiaDra. Piedade (MARIA DA PIEDADE CALMON VERGNE)

Faculdade de Medicina da Bahia, 1945. Fez parte do corpo técnico da microbiologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ em 1950 Doutorado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil – Rio de Janeiro em 1953. Professora Colaboradora junto à Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Brasília em 1967. Banco de sangue do instituto de pediatria e puericultura Martagão Gesteira em 1986.

 

Ag MarinhoDr. Hildebrando M. Marinho (HILDEBRANDO MONTEIRO MARINHO)

Nascido no Rio de janeiro. Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia em dezembro de 1941. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica em 1944. Secretário de Estado de Saúde e Diretor-Presidente da SUSEME em 1966. Secretário de Saúde do Estado da Guanabara em 1969. Professor Titular de Hematologia da Fundação Educacional Souza Marques em1975. Professor Titular de Hematologia da Escola Médica de PósGraduação do Centro de Ciências. Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1975. Chefe da 3ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia em 1983. Medalha de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados ao Colégio Brasileiro de Hematologia e à Hematologia Nacional – 1985. Chefe do Serviço de Hematologia Clínica do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, RJ Titular da Academia Nacional de Medicina. Patrono da cadeira nº 76 da academia de medicina do Rio de Janeiro.

 

Ag McDr. Manuel Eduardo Pinheiro Campos (2000)

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará – 1948. Diretor-presidente da Ceará Rádio Clube. Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará, de 1966 a 1979. Secretário de Cultura e Desporto, Governo Virgílio Távora, de1979 a 1983. Assessor de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho, da 7ª Região, e seu diretor de Comunicação Social, de 1987 a 1993. Presidente da Associação de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC). Participou como Presidente da Comissão Executiva que dirigiu os trabalhos de construção da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Placa de Bronze na Maternidade escola Assis Chateaubriand, hospital da Universidade Federal do Ceará Diploma de Menção Honrosa concedido pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

 

Ag MelDr. Luís Carlos Fontenele

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1953. CRM: 65. Pós-Graduação: Escola Paulista de Medicina. Especialidade: Cardiologia. Ano de Admissão como Professor Faculdade de Medicina da UFC: 1961. Departamento de Medicina Clínica. Categoria: Adjunto – Chefia e Cargos: Chefe do Internato. Diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio. Membro titular da ACM – Cadeira 29.

 

Ag MgDra. Michele Gouault-Heilmann

Maître de Conférences des Universités-Praticien Hospitalier Unidade de Hemostase e Trombose Serviço Central de Hematologia Biológica Hospital Universitário Henri-Mondor, Universidade Paris XII, Créteil- França.

 

Ag GhDr. Frank Hayhoe

Médico britânico, formado pela Universidade de CambridgeInglaterra em 1945 No início da década de sessenta desenvolveu uma linha de trabalho em hematologia que teve repercussão mundial, a citologia e a citoquímica das leucemias. Hayhoe fez um estudo importante na caracterização das leucemias agudas, publicando livro que marcou época: Citology and Cytochemistry of Acute Leukaemia. 1965, através do British Council, trazer Franl Hayhoe para passar um mês em Fortaleza ministrando Cursos Lecturer da Universidade de Cambridge. Voltou a Fortaleza em 1989, para participar, como conferencista, do Congresso do Colégio Brasileiro de Hematologia. Na ocasião já era professor da Universidade de Cambridge e proferiu várias conferências sobre Imunologia leucocitária e sua aplicação no tratamento das doenças malignas do sangue – o que está muito em moda nos dias atuais. Hayhoe foi, portanto, de fundamental importância para Hematologia cearense, pois nos deu um grande impulso no período de implantação da especialidade no Ceará. Ele mostrou
também o trabalho que estávamos fazendo numa área, considerada subdesenvolvida, no Brasil. Muito justo foi a pequena homenagem que fizemos colocando uma placaantígeno com seu nome na biblioteca do Hemoce de Fortaleza.

 

Ag DvDoador Voluntário de Sangue

O doador voluntário de sangue é alguém consciente de seu papel na sociedade, pronto para ajudar o Hemoce a proporcionar atendimento transfusional seguro a todos os pacientes atendidos pelo SUS no estado do Ceará. Sua contribuição cidadã e de responsabilidade social fortalece o sistema de saúde do estado e salva vidas dos cearenses todos os dias.

 

Ag LaDr. Lúcio Alcântara

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. CRM: 782 Especialidade: Doenças Infecciosas e Tropicais. Professor do departamento de Saúde Comunitária da UFC. Secretário de Saúde do Estado do Ceará, 1971/73, 1991/82. Prefeito de Fortaleza, 1979. Governador do Estado do Ceará em 1982. Membro da Academia Cearense de Letras, cadeira 26.

 

Ag MmDr. Murilo Martins (JOSÉ MURILO DE CARVALHO MARTINS)

CRM: 215 Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasileira em 1953. Ano de Graduação: 1953. Pós-Graduação: Chicago, ILL, EUA, 1955/56. Residência em Clínica Médica e “ Fellowship”, Kansas City, KS, EUA, 1956/59. Especialidade: Hematologia Kansos University Medical Center Pioneiro em Hematologia no Ceará. Pesquisador sobre colágeno, doenças parasitórias e hemoglobinopatias. Ano de Admissão como professor: 1954. Departamento: Medicina Clínica – Categoria Titular. Vice-Diretor 1964/66 e Diretor do Instituto de Medicina Preventiva, UFC. Fundador dos Hemocentros Cearenses, Fortaleza 1979, Sobral 1991, Crato 1991 e Iguatu 1994. Fundador – Coordenador por 14 anos do Curso de Especialização – Hematologia e Hemoterapia, Departamento de Medicina Clínica/UFC. HEMOCE. Diretor da Hemorede do Ceará, 1986/95. Vice-Reitor da UFC, 1995/97. Aposentado em 1997. Academia Cearense de Medicina – Cadeira nº 26, Academia de Letras – Cadeira nº 4 e Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1993/97. Medalhas de Honra ao Mérito(UFC), Jurandir Picanço, Boticário Ferreira. Professor da Universidade de Miami e Representante Brasileiro na Internacional Society Of Hematology. Coordenador do Nordeste da Divisão de Sangue do Ministério da Saúde. Fundador e Editor da Revista de Medicina da UFC por 27 anos. Publicou cinco livros e 56 Trabalhos Científicos. Recebeu título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa em 1998.

 

Ag ElDr. Elias Boutala Salomão

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1962. CRM:495. Especialidade: Medicina Clínica. Iniciou sua carreira de professor universitário em 1965. Professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, 1965. Secretário de Saúde da SESA de 1983 a 1986. Coordenador do Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde 1995/97.

 

Ag MrDr. Mário Rigatto

Mário Rigatto nasceu em Porto Alegre, em 1930. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1953. Estágios de Pós-Graduação: Universidades Cornell e Columbia em New York. Universidade de Londres, Universidade de Estocolmo, Universidade de Pennsylvania, em Philadelphia, Universidade McMaster, em Hamilton, Canadá. Professor Titular de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS), Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), e Membro da Academia Nacional e da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina. Diretor do Hospital do INPS Médico concursado do IAPC Academias e Sociedades: Academia Cearense de Medicina Sociedade Brasileira de Cardiologia. Outros: ex-Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários.

 

Ag JcDr. José Carlos da Costa Ribeiro

CRM: 01. Formado pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1939. Especialidades: Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Legal. Ano de Admissão como professor: 1950 – como Professor Catedrático. Fundador da Faculdade de Medicina do Ceará da Cadeira de Medicina Legal e Deontologia Médica. Departamento: Patologia e Medicina Legal. Categoria: Titular. Chefias e Cargos: Professor de Ensino Secundário de Fortaleza, 1940/45. Aposentado em 1984. Foi Presidente do Centro Médico Cearense, Membro Titular Fundador e Secretário Perpétuo da Academia Cearense de Medicina. Óbito em 08/11/1994. Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da UFC 15/03/1983 a 06/08/1986. Academia Cearense de Medicina. Foi Vice-Diretor da Faculdade de Medicina do Ceará e Chefe membro efetivo da Academia Cearense de Medicina.

 

Ag OcDr. Ormando Campos (ORMANDO RODRIGUES CAMPOS)

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1963. CRM: 508. Especialidade: Hemoterapia. Especialização: em Hemoterapia (U. Montpelier, França), Lille, França. Fundador e Diretor do PROSAN (Serviço de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), 1972. Diretor dos Hemocentros do Ceará, 1995/início de 2003, tendo participado da equipe de Fundação dos Hemocentros Fortaleza, Crato, Sobral e Iguatu. Médico da UFC. Academias e Sociedades: Conselheiro da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Fundador do Grupo Íbero-Americano de Medicina Transfusional, Tampa, EUA, 1994. Outros: Fundador do primeiro Serviço de Ultra-sonografia privado do Ceará. Realizou a primeira plasmaférese no Ceará, 1979 e criador do serviço pioneiro de plasmaférese automática, 1987. Membro titular Academia Cearense de Medicina da Cadeira nº10.

 

Ag VbDra. Vânia Barreto A.F. Gomes (2001)

Faculdade que cursou: Farmácia da UFC. Graduação: 1965. Pós-Graduação: Curso de Especialização em hematologia pela UFC, 1966(IMEP); em Hematologia e Hemoterapia pelo Hemoce/UFC, 1985; em Citologia pela UFC, 1984; Curso de especialização de Sanitarista, classe A, Ministério da Saúde, 1980. Especialidade: Hematologia. Ano de admissão como Professorada Faculdade de Farmácia da UFC: 1985. Pesquisadora do LABOMAR/ UFC, 1967/73. Chefe do Laboratório Central do Hospital Universitário Walter Cantídio, 1976. Coordenadora do Curso de Especialização em Hematologia e hemoterapia do Hemoce/UFC em 1986. Diretora da Divisão de Ensino e Pesquisa do HEMOCE, 1988/2003. Membro da Academia Cearense de Farmácia – Cadeira nº 3,1997.

 

Ag JpDr. José Pessoa Rodrigues (2007)

Curso de Pré- médico no Liceu do Ceará em 1942. Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (atual UFRJ) em 1949. Médico do Hospital dos Servidores do Estado HSE, no Rio de Janeiro. Aposentou-se em 1987 após passar por uma cirurgia que tratou seus problemas coronarianos. Apresentou-se ao banco de sangue da Santa Casa de Sobral em 1988. Participou da criação e interiorização dos Hemocentros, integrando a equipe do HEMOCE – Sobral. Membro fundador da Sociedade Latino-Americano de Hematologia. Agraciado pelo CFM e pelo CRM-CE com o diploma de “Mérito Ético-profissional” em Fortaleza no ano de 1999.

 

Ag LbcDra. Luciana Maria de Barros Carlos (2008)

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Paraíba 1988. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia Secretaria de Saúde do Ceará/Universidade Federal do Ceará 1991. Mestrado em SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE pela Universidade Estadual do Ceará 2008 MBA. Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas 2016. Médica do Laboratório Emílio Ribas, responsável técnica pelo serviço de transfusão do Instituto Dr. José Frota Diretora Geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, fevereiro de 2007. Autora da plataforma de disseminação conceitual em medicina transfusional – EducaSangue.

 

Ag Bg Dr. Francisco Braga Andrade (2009)

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará 1965 Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina 1975. Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina 1980. Aperfeiçoamento em Imunologia Básica pelo Centro de Pesquisa e Formação Em Imunologia 1967. Aperfeiçoamento em WHO Research and Training Center in Immunology pela Organização Mundial de Saúde 1967. Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará. Membro Titular da Academia Cearense de Medicina. Pesquisador do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

 

Ag AdDr. Marcelo Addas Carvalho (2013)

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas 1987. CRM 59293. Residência em Clínica Médica com concentração em Hematologia e Hemoterapia 1991. Mestrado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP 1997. Doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP 2005. Médico do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Hemoterapia.

 

Ag NbDr. Antônio Nóbrega Filho (2013)

Diretor do Hemocentro Ceará – Hemoce de 1981 a 1983. Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Ceara de 1985 a 1987. Pró-Reitor da Universidade do Estado do Ceará – UECE de 1992 a 1995. Assistente de Coordenação de Pós-Graduação–IMECC/ UNICAMP de 1996 a 2020. Consultor Associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul / FAURGS de 1997 a 1998. Consultor Associado da Fundação Universidade de Campinas/ FUNCAMP de 1996 a 2020. Consultor Técnico do Centro de Qualidade e Certificação da UNICAMP de 1996 a 2020. Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará –INESP de 2007 a 2010. Facilitador Coordenador de metodologias de planejamento do Projeto Ceará 20/20. Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Facilitador de metodologias de planejamento e Alinhamento Estratégico de Políticas e Programas de Saúde: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa / Conselho Nacional de Saúde / Departamento de Informática do SUS / DATASUS – MS DF de 2012 a 2016). Coordenador técnico do Plano Plurianual – PPA do Governo do Estado do Ceará de 2012 a 2015. Membro titular da Coordenação de Elaboração das Diretrizes dos Planos de Governo do Estado do Ceará: – 2007 a 2014.

 

Ag VfVilany Franco Pereira da Silva (2018)

Farmacêutica, formada pela Universidade Federal do Ceará em 1965. Chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio. Fez parte da 1ª turma de especialização em hematologia e hemoterapia do Hemoce em 1986. Chefe dos laboratórios de imuno-hematologia em 1993.

 

Ag HfDr. Herivaldo Ferreira da Silva  (2020)

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará 1985 Especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará 1989. Mestrado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho 1994. Doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo 1999. Residencia médica pelo Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social 1988. Médico da Universidade Federal do Ceará. Médico do Governo do Estado do Ceará. CHEFE DA UNIDADE DE HEMATOLOGIA do Governo do Estado do Ceará. Coordenador da Agência Transfusional do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

 

Ag RrDra. Rosângela de Albuquerque Ribeiro (2021)

Médica Hematologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE. Gestora Estadual do Programa de Coagulopatias do Estado do Ceará. Membro do Comitê de Assessoramento Técnico às Coagulopatias e outras Doenças Hemorrágicas Hereditárias da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde (MS).

 

Ag FbFernanda Brito de Castro (2022)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará 1981. COREN 21234. Trabalha no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará desde 1983, onde já atuou nos setores de doação de sangue, triagem clínica, iniciou o serviço de aférese. Coordenação do setor de coleta/doação até 2015. Coordenação do serviço de enfermagem da Hemorrede até dezembro de 2017. Implantação e coordenação da Hemovigilância da Hemorrede até março de 2021 quando assumiu a Coordenação de Enfermagem até os dias atuais (2023). Enfermeira do Instituto Dr. José Frota desde 1988, na emergência até 1990. Esteve à disposição do HEMOCE de 1990 a 1997, retornando e assumindo a escala na unidade de neurocirurgia até 2018 quando da sua aposentadoria.

 

Ag FdDr. Fernando Barroso Duarte (2023)

Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFC e Professor Colaborador da Pós Graduação em Ciências Médico Cirurgicas. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990). Residência em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Onco-Hematologia realizada no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1991 a 1994). Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Pós-doutorado realizado no Fred Hutchinson Câncer Research Center (Fred Hutch)/ Seattle Cancer Care Alliance (EUA) em 2017. Presidente da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea). Médico da UFC desde 1995. Coordenador do Centro de Processamento Celular e Núcleo de Medula Óssea (CPC/Hemoce – 2012 até a presente data). Chefe do serviço de Hematologia e Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH/UFC tendo sido pioneiro na implantação do transplante de medula óssea no HUWC e no estado do Ceará. Coordenador do Internato de Medicina em Hematologia e da Residência Médica em Hematologia e Residência em Transplante de Medula Óssea do HUWC/UFC.Fundador e coordenador do Registro Latino Americano de transplante de medula óssea em mielodisplasia (2016 até o presente momento). Professor no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Christus – Unichristus (2016 até a presente data). Diretor técnico do Laboratório Central de Análises Clínicas (Laboratório CAC) e da Nutriquimio Ltda.Membro da Câmara Técnica Nacional de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (05 de Jun de 2018 até o presente momento).Membro da Câmara Técnica Estadual de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. (28) Membro do corpo editorial do Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT / 2020 até o presente momento).

 

SOBRAL

 

Ag MmDr. Murilo Martins (2010) JOSÉ MURILO DE CARVALHO MARTINS

CRM: 215 Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasileira em 1953. Ano de Graduação: 1953. Pós-Graduação: Chicago, ILL, EUA, 1955/56. Residência em Clínica Médica e “ Fellowship”, Kansas City, KS, EUA, 1956/59. Especialidade: Hematologia Kansos University Medical Center Pioneiro em Hematologia no Ceará. Pesquisador sobre colágeno, doenças parasitórias e hemoglobinopatias. Ano de Admissão como professor: 1954. Departamento: Medicina Clínica – Categoria Titular. Vice-Diretor 1964/66 e Diretor do Instituto de Medicina Preventiva, UFC. Fundador dos Hemocentros Cearenses, Fortaleza 1979, Sobral 1991, Crato 1991 e Iguatu 1994. Fundador – Coordenador por 14 anos do Curso de Especialização – Hematologia e Hemoterapia, Departamento de Medicina Clínica/UFC. HEMOCE. Diretor da Hemorede do Ceará, 1986/95. Vice-Reitor da UFC, 1995/97. Aposentado em 1997. Academia Cearense de Medicina – Cadeira nº 26, Academia de Letras – Cadeira nº 4 e Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1993/97. Medalhas de Honra ao Mérito(UFC), Jurandir Picanço, Boticário Ferreira. Professor da Universidade de Miami e Representante Brasileiro na Internacional Society Of Hematology. Coordenador do Nordeste da Divisão de Sangue do Ministério da Saúde. Fundador e Editor da Revista de Medicina da UFC por 27 anos. Publicou cinco livros e 56 Trabalhos Científicos. Recebeu título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa em 1998.

 

Ag VbDra. Vânia Barreto A.F. Gomes (2010)

Faculdade que cursou: Farmácia da UFC. Graduação: 1965. Pós-Graduação: Curso de Especialização em hematologia pela UFC, 1966(IMEP); em Hematologia e Hemoterapia pelo Hemoce/UFC, 1985; em Citologia pela UFC, 1984; Curso de especialização de Sanitarista, classe A, Ministério da Saúde, 1980. Especialidade: Hematologia. Ano de admissão como Professorada Faculdade de Farmácia da UFC: 1985. Pesquisadora do LABOMAR/ UFC, 1967/73. Chefe do Laboratório Central do Hospital Universitário Walter Cantídio, 1976. Coordenadora do Curso de Especialização em Hematologia e hemoterapia do Hemoce/UFC em 1986. Diretora da Divisão de Ensino e Pesquisa do HEMOCE, 1988/2003. Membro da Academia Cearense de Farmácia – Cadeira nº 3,1997.

 

Ag LcDra. Luciana Maria de Barros Carlos (2010)

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Paraíba 1988. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia Secretaria de Saúde do Ceará/Universidade Federal do Ceará 1991. Mestrado em SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE pela Universidade Estadual do Ceará 2008 MBA. Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas 2016. Médica do Laboratório Emílio Ribas, responsável técnica pelo serviço de transfusão do Instituto Dr. José Frota Diretora Geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, fevereiro de 2007. Autora da plataforma de disseminação conceitual em medicina transfusional – EducaSangue.

 

Ag JpDr. José Pessoa Rodrigues (2010)

Curso de Pré- médico no Liceu do Ceará em 1942. Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (atual UFRJ) em 1949. Médico do Hospital dos Servidores do Estado HSE, no Rio de Janeiro. Aposentou-se em 1987 após passar por uma cirurgia que tratou seus problemas coronarianos. Apresentou-se ao banco de sangue da Santa Casa de Sobral em 1988. Participou da criação e interiorização dos Hemocentros, integrando a equipe do HEMOCE – Sobral. Membro fundador da Sociedade Latino-Americano de Hematologia. Agraciado pelo CFM e pelo CRM-CE com o diploma de “Mérito Ético-profissional” em Fortaleza no ano de 1999.

 

Ag RmRossana M.Mont’ Alverne Parente (2018)

 

Ag LpLiduína Ribeiro Ponte (2018)

 

Ag MaMaria Aurineide de Oliveira (2020)

 

Ag MsMaria Soraia da Cunha Araújo (2023)