Linhas de pesquisa
1- Biossegurança dos hemocomponentes e estudo de doenças infecciosas
Objetivo: Desenvolver estudos que permitam ampliar o conhecimento sobre doenças infecciosas estabelecidas e emergentes, bem como as diversas etapas do processo de doação de sangue e hemocomponentes. Visa mensurar o risco potencial baseado na caracterização dos níveis de segurança biológica (OMS), associado a pontos críticos de controle do ciclo do sangue e propor melhorias nos processos produtivos com vistas à promoção da segurança transfusional.
Áreas do conhecimento:
-
Ciências da Saúde > Saúde Coletiva > Saúde Pública
-
Ciências da Saúde > Medicina > Clínica Médica > Hemoterapia > Doenças de impacto transfusional > Hemovigilância
2- Inovação e qualificação da transfusão e manuseio do sangue do paciente (inclui hemorragia e estudo dos grupos sanguíneos)
Objetivo: Desenvolver estudos que permitam aumentar a segurança e o conhecimento sobre o processo de transfusão sanguínea, hemocomponentes e hemoderivados. Propor melhorias nos processos de transfusão e segurança transfusional, incluindo rastreabilidade dos procedimentos pré e pós-transfusionais e hemovigilância. Inclui também o manuseio da hemorragia e estudo dos grupos sanguíneos.
Áreas do conhecimento:
-
Ciências da Saúde > Saúde Coletiva > Saúde Pública
-
Ciências da Saúde > Medicina > Clínica Médica > Hemoterapia > Hematologia > Grupos Sanguíneos
3- Novas soluções e melhoria no tratamento e suporte ao paciente hematológico, oncológico e transplante (inclui TMO, CAR-T Cell e Bioimpressão 3D)
Objetivo: Desenvolver pesquisas voltadas à inovação no estudo e tratamento de doenças hematológicas e oncológicas, transplantes e áreas correlacionadas. Incluir novas tecnologias como CAR-T Cell e bioimpressão 3D, com foco na produção de matrizes para cultura celular 3D. Estudar aspectos genéticos, laboratoriais e terapêuticos em doenças falciformes e distúrbios da coagulação.
Sublinhas:
a) Bioimpressão 3D:
Objetivo: Pesquisa em bioimpressão 3D para criação de estruturas biológicas, incluindo adesivos curativos e desenvolvimento de matrizes para cultura celular 3D aplicáveis na pesquisa de terapias regenerativas e novos modelos experimentais para estudo de doenças crônicas
b) Hemoglobinopatias:
Objetivo: Investigar características genéticas, clínicas, epidemiológicas e laboratoriais das hemoglobinopatias, propondo avanços em diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.
c) Coagulopatias:
Objetivo: Estudar as coagulopatias, como hemofilias, trombofilias e doença de von Willebrand, propondo melhorias em diagnóstico, tratamento e práticas de gestão para segurança e qualidade de vida dos pacientes
Áreas do conhecimento:
-
Ciências da Saúde > Saúde Coletiva > Saúde Pública
-
Ciências da Saúde > Medicina > Clínica Médica > Hemoterapia > Hematologia > Terapia Celular
4 – Qualidade e gestão em serviços de hemoterapia
Objetivo: Desenvolver projetos na área de gestão em serviços de hemoterapia, integração com a rede hospitalar e ambulatorial, e segurança transfusional. Promover a implantação de programas de gestão da qualidade e políticas de sustentabilidade, aprimorando processos institucionais, eficiência e segurança na prática hemoterápica.
Áreas do conhecimento:
-
Ciências da Saúde > Saúde Coletiva > Saúde Pública
-
Ciências da Saúde > Medicina > Clínica Médica > Hemoterapia e Hematologia > Gestão da Qualidade > Humanização
5- Genética aplicada em hematologia e transplantes
Objetivo: Estudar a avaliação genética para estratificação de risco em pacientes com mieloma múltiplo candidatos a transplante de medula óssea e investigar a expressão de genes associados à inflamação e ao dano celular em doenças como anemia falciforme.
Áreas do conhecimento:
-
Ciências da Saúde > Biotecnologia > Genética Humana
-
Ciências da Saúde > Medicina > Clínica Médica > Hemoterapia > Hematologia