lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Intervalo entre vacinação e doação pode ser de dois a sete dias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Intervalo entre vacinação e doação pode ser de dois a sete dias
Qui, 04 de Fevereiro de 2021 16:58

Quem tiver se imunizado contra a Covid-19 deve aguardar entre dois e sete dias para fazer a doação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), convida a população para doar antes de se vacinar.

Quem recebe as doses da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pode doar 48h após a imunização. Já quem toma o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem de aguardar sete dias. Ao todo, o Ceará já recebeu 72.500 doses da AstraZeneca e 262.400 da Coronavac.

“Nós relembramos a todos aqueles que podem, doem antes da imunização. Essa é uma maneira de exercer a cidadania sem precisar aguardar o período de inaptidão temporária da vacina. Antecipar a doação ajuda a manter o estoque dentro da regularidade e garante o atendimento transfusional de quase 500 unidades de saúde no Ceará”, afirma Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce.

Brunetta destaca, ainda, que a presença regular do doador é fundamental para garantir o atendimento dos pacientes. “Neste momento que está acontecendo um aumento de casos de coronavírus, é muito importante que o doador venha ao Hemoce para nos ajudar a abastecer o estoque de bolsas de sangue para quaisquer eventualidades”, orienta.

O intervalo entre a vacinação e a doação é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), válida para todos os serviços de hemoterapia e hemocentros do País. De acordo com o órgão, a indicação garante maior segurança para doadores e pacientes que necessitam de transfusão sanguínea. O tempo de espera varia de acordo com a produção do imunizante.

Como a vacina Coronavac utiliza a produção do vírus inativado (SarsCov-2) para imunizar, o tempo de intervalo é menor. Os imunizantes que utilizam outras tecnologias, como a vacina Oxford/AstraZeneca, que tem em sua produção outro vetor viral para garantir o desenvolvimento de anticorpos, é necessário um tempo maior para doar sangue.


alt

O Hemoce recomenda ainda que, se houver reação após a vacina, é importante que o voluntário só doe após sete dias do desaparecimento dos sintomas.

Assistência do Hemoce

As doações voluntárias realizadas de forma regular são fundamentais para a manutenção do estoque do Hemoce. O Hemocentro é responsável por atender a demanda transfusional dos pacientes dos 184 municípios cearenses, além de manter 60 agências transfusionais instaladas dentro de unidades hospitalares, onde ficam armazenadas e disponíveis as bolsas de sangue para atender às solicitações de transfusão dos profissionais de saúde.

Seja um doador de sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. Os voluntários podem agendar a doação pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Assessoria de Comunicação do Hemoce


Natássya Cybelly

Emmanuel Denizard

Contato: (85) 3101-2308

E-mail:    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


 

Calendário

Abril 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1