lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Servidores do SAMU e Corpo de Bombeiros são capacitados para atendimentos com hemorragia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Servidores do SAMU e Corpo de Bombeiros são capacitados para atendimentos com hemorragia
Seg, 01 de Fevereiro de 2021 11:46

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promoveu, em parceria com SAMU 192 Ceará e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), capacitação para atendimento pré-hospitalar em pacientes de trauma com hemorragia. Voltado para profissionais do SAMU e do Corpo de Bombeiros, o curso contou com 112 inscritos em duas turmas online.

O treinamento envolveu os colaboradores do SAMU e do Corpo de Bombeiros que realizam o transporte até unidades hospitalares de pacientes que sofrem trauma. A capacitação busca qualificar, ainda, o primeiro atendimento das pessoas com hemorragia, baseado no novo protocolo de orientação, desenvolvido pelo Hemoce, SAMU 192 Ceará e Corpo de Bombeiros. As instituições fazem parte do grupo condutor do trauma da Sesa, que validou e aprovou o fluxograma de atendimento. No curso, os facilitadores apresentaram os conceitos de atenção aos pacientes com hemorragia grave.

O protocolo estabelece a padronização do primeiro atendimento ao paciente vítima de trauma. Ações como contenção de sangramentos, com uso de torniquetes, compressivos e outras manobras que reduzem o sangramento, irão ser executados pelos profissionais. “No curso, apresentamos um protocolo atualizado de acordo com as normas internacionais mais recentes. Seguindo as recomendações do protocolo, você tem menos mortalidade e menos complicação, com um paciente chegando mais estável no hospital e uma melhora na condição do seu quadro clínico”, explica a diretora-geral do Hemoce e facilitadora do curso, Luciana Carlos. “Os procedimentos podem ser utilizados em pacientes com traumas que têm sangramentos visíveis ou não”.

Na capacitação, foi ensinado, também, como realizar o controle da hipotermia, com o uso de mantas térmicas para manter a vítima aquecida, e como assegurar os cuidados com acesso venoso.

Felipe Lima, bombeiro militar e participante da primeira turma do evento, é um dos 112 inscritos no programa. “Foi de extrema importância pra mim, porque veio agregar mais conhecimento e atualizar alguns (entendimentos) prévios, no intuito de atender melhor a população nas ocorrências”, avalia Lima. “Pretendo aplicar de forma eficiente, fazendo controle de hemorragias e evitando o agravamento do estado da vítima. Os aprendizados foram muitos, como usar torniquetes e (realizar) a avaliação da vítima de acordo com o novo protocolo de controle de hemorragia”, continua.

Curso inédito

A qualificação foi realizada pela primeira vez pelos profissionais do Hemoce, SAMU e Corpo de Bombeiros. Em breve, poderá ser expandida para colaboradores de outras instituições.

Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce, destaca a importância da participação do Hemocentro. “A hemorragia é a principal causa de morte imediata no trauma e o Hemoce entende como sua responsabilidade o atendimento completo desse paciente, desde o momento do traumatismo até a sua alta hospitalar. Por isso, fazemos parte desse grupo, para melhorar esse manuseio da hemorragia grave”.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Emmanuel Denizard

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308

E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Março 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3