lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Ceará divide estoque com outros estados na pandemia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ceará divide estoque com outros estados na pandemia
Ter, 19 de Janeiro de 2021 12:07

A rotina de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), teve de passar por mudanças desde o início da pandemia de Covid-19. As doações de sangue passaram a ser marcadas com antecedência, o horário de atendimento foi ampliado e novos postos de coleta foram implantados. O que se manteve foi o compromisso de doadores: entre janeiro e dezembro de 2020, o Hemoce recebeu mais de 90 mil doações de sangue, quantidade que atendeu pacientes cearenses e de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

Guilherme da Costa foi um desses doadores. Com o período pandêmico, o estudante refletiu sobre a necessidade da ação. “Nesse cenário da pandemia, consegui perceber meu lugar de privilégio na sociedade, porque passei meses em casa e senti tédio. Acontece que, no meio desse tédio, percebi que eu só estava em casa porque tinha alguém na rua, trabalhando, longe de casa, se expondo à doença. Então, se tem algo que aprendi no meio desse caos todo, foi olhar para o outro”, afirma.

Uma das atitudes do jovem para ajudar quem mais precisa foi realizar a doação de sangue – pela primeira vez. Além de doar, ele decidiu comemorar a data de aniversário na sede do Hemoce e convidou amigos e familiares para celebrar o momento realizando as doações. “Pensei que poderia ser legal para as pessoas que receberiam e para os meus amigos que iriam a um lugar diferente fazer uma ação legal não só pra mim”, reconhece.


alt

O plano, ele conta, é manter como hábito a doação de sangue e, assim, continuar ajudando a salvar vidas. “Já fiz a minha segunda doação. Pra mim, não tem como não continuar indo, porque eu tiro só 20 minutos do meu dia, a cada 2 meses; não me faz falta alguma, mas sei que ajuda muito”.

Doação de sangue regular

Em 2020, mais de 48% das doações recebidas no Hemoce foi de doadores regulares, ou seja, de pessoas que doam mais de uma vez por ano. “Esse doador regular é uma pessoa consciente do seu papel solidário e nós precisamos relembrar que quem precisa receber a transfusão, conta com o doador que esteve doando há pelo menos 24 horas atrás, pois o sangue passa por uma bateria de exames e análises até ser distribuído para os hospitais”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Entre janeiro e dezembro de 2020 foram coletadas 92.524 bolsas de sangue – 8% a menos do total de doações no mesmo período em 2019. A diretora de hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, destaca que as doações foram suficientes para atender o Ceará e até outros estados. “Nosso doador percebe sua importância na sociedade. Graças à solidariedade da população cearense, conseguimos manter o atendimento de todos os pacientes do Estado e ajudar, inclusive, outros estados do Brasil que tiveram seus estoques de sangue ainda mais impactados pela Covid-19”, afirma. O Hemoce encaminhou bolsas de sangue para São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Paraná.

Serviço

Doe Sangue:

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos. Para doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal.

Onde doar:

O Hemoce recebe doadores em diversas unidades em Fortaleza e no interior do Ceará. Confira abaixo os locais na capital. E veja aqui mais informações sobre as unidades regionais.


Hemoce – Fortaleza

Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo

Segunda a sexta: das 7h às 18h30 | Sábado: das 7h às 17h30



Posto de Coleta no IJF

Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro

Segunda a sexta: das 7h às 18h30



Posto de Coleta na Praça das Flores

Av. Desembargador Moreira, S/N

Todos os dias, das 7h às 18h


Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308

E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Calendário

Maio 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5