Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Com unidades em Fortaleza e no interior, Hemoce garante assistência para 184 municípios cearenses
Sex, 13 de Novembro de 2020 16:16

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, é responsável por atender a demanda transfusional dos 184 municípios cearenses. Ao todo, o hemocentro presta assistência a pacientes atendidos em cerca de 480 unidades de saúde, entre serviços das redes pública e privada.

“Se um paciente estiver precisando de transfusão em qualquer cidade do Estado, o Hemoce está preparado para atendê-lo por conta da hemorrede. Essa regionalização dos serviços possibilita o atendimento descentralizado nos municípios e oferece assistência com segurança e agilidade aos mais de 9,1 milhões de habitantes do Estado”, destaca a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

As unidades em Fortaleza e no interior facilitam o recebimento de doações de sangue e o cadastro de medula óssea. Localizada na capital cearense, a sede do Hemoce concentra os principais serviços hematológicos e hemoterápicos e coordena os hemocentros regionais nos municípios de Sobral, Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Além de receber os doadores e realizar o tratamento ambulatorial para doenças hematológicas, as unidades possuem laboratórios especializados no diagnóstico de doenças como coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias.

Os hemocentros atendem a população de acordo com a área de cobertura da região. O modelo organizacional foi desenvolvido em 1991. A diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce, Vânia Barreto, destaca o papel dos hemocentros regionais. “A ideia é justamente descentralizar o atendimento de Fortaleza para agilizar o atendimento dos pacientes que moram em municípios mais distantes da capital, oferecendo o serviço com a mesma qualidade e padrão”.

Para agilizar ainda mais o atendimento, o Hemoce mantém 60 agências transfusionais instaladas dentro das unidades de saúde, onde ficam armazenadas e disponíveis as bolsas de sangue para atender às solicitações de transfusão dos profissionais de saúde. “Quando é feita a solicitação, mesmo a bolsa já estando totalmente preparada para a transfusão, antes de ir para o paciente é necessário fazer os testes de compatibilidade entre doador e receptor. Essa análise é fundamental para que o paciente receba o tipo sanguíneo semelhante ao seu e que a técnica seja feita com máxima segurança”, explica Verônica Almeida, coordenadora de Enfermagem das agências transfusionais do Hemoce.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Decembro 2020