lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Aplicativo EducaSangue orienta sobre transfusão de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Aplicativo EducaSangue orienta sobre transfusão de sangue
Ter, 20 de Outubro de 2020 12:06

Os profissionais da saúde agora contam com o aplicativo EducaSangue que traz orientações, dicas e recomendações sobre como e quando realizar transfusão de sangue nos pacientes. Idealizado pelas especialistas em hematologia e hemoterapia, Luciana Carlos e Denise Brunetta, as médicas pretendem com a ferramenta ampliar o conhecimento em medicina transfusional.  

Com layout intuitivo e de fácil interface o app EducaSangue tem a missão de auxiliar os profissionais na hora da tomada de decisão se é necessário ou não  transfundir. A ferramenta traz ainda calculadoras para prescrição com o objetivo de reduzir o risco de sobrecarga circulatória associada à transfusão (principal causa de óbito relacionada à transfusão no mundo).  É possível também ter acesso a dicas e assuntos relacionados a anemia, além de quiz (teste e joguinhos) para aumentar o conhecimento sobre a medicina transfusional.

“O aplicativo foi criado para facilitar a vida dos profissionais da saúde. De forma lúdica, com informações objetivas e claras, a ferramenta permite que o profissional receba o melhor direcionamento para o paciente que está sangrando. A facilidade na comunicação e maior acesso as informações, amplia o diálogo com os profissionais que trabalham nas várias etapas do procedimento de transfusão. Pelo app é possível também calcular a dose de ferro, de plasma e crioprecipitado. As informações são alimentadas de acordo os valores de referência do paciente”, explica Luciana Carlos.

O aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play para dispositivos android e IOS. “Estudar é um processo contínuo e divertido quando todos estão voltados para a construção e uso do conhecimento em transfusão em favor do paciente”, conta Denise Brunetta.

Programa EducaSangue

O EducaSangue é um programa que surgiu em 2017 com o sonho de melhorar o conhecimento em Medicina Transfusional dos profissionais de saúde. O programa teve início com informações pelas redes sociais do perfil EducaSangue. Através de dicas divertidas, vídeos e postagens educativas foi aberto um novo canal de comunicação entre os profissionais da saúde que já mostra resultados. “Houve um crescente entendimento da classe médica quanto à necessidade da utilização criteriosa do sangue. Logo que o programa foi implantado, percebemos uma redução no número de transfusão, principalmente em Fortaleza”, conta Brunetta.

O EducaSangue utiliza ainda critérios e diretrizes do Programa PreservaSangue, voltado para a promoção do Patient Blood Management – PBM.

 

Calendário

Decembro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2