lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce recebe visita de representantes da OPAS /OM
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce recebe visita de representantes da OPAS /OM
Qui, 01 de Outubro de 2020 14:26

alt

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (1) representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O encontro teve como objetivo conhecer a experiência do Hemoce na técnica de Recuperação Intraoperatória de Sangue (RIOS) e avaliar a atuação do enfermeiro no procedimento. A implantação do serviço foi destaque no Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil que seleciona as experiências mais inovadoras em enfermagem.

 

A enfermeira do Hemoce e mestre em tecnologia e inovação em enfermagem, Velma Dias, responsável pelo procedimento da técnica (RIOS) no Instituto Dr.José Frota (IJF), foi uma das candidatas que teve o trabalho cientifico selecionado pelo Laboratório do Cofen. “Ao todo foram escolhidas 24 experiências das 252 inscritas e neste momento nós estamos fazendo a visita de campo para conhecer mais de perto a vivência e conferir o trabalho dos selecionados na etapa”, disse Maria Alice Fortunato, membro da coordenação técnica do laboratório, representando a OPAS. As 15 experiências finalistas serão publicadas na Revista do Cofen.

 

 

alt

 

Máquina de recuperação intraoperatória de sangue

Desde 2000 o Hemoce utiliza a máquina de Recuperação Intraoperatória de Sangue para recuperar o sangue dos pacientes submetidos à cirurgia de grande e realizar a autotransfusão. O procedimento acontece por meio de uma máquina que retira o sangue que seria perdido e recupera para ser autotransfundido no paciente. “A técnica é importante tanto para pessoas que tem alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue. Além disso, o paciente tem o benefício de receber novamente suas próprias células, o que diminui a necessidade de transfusão e reduz o risco de reações”, explica Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Em 2015, o serviço passou a ser utilizado de forma mais rotineira, auxiliando em diferentes cirurgias eletivas. Posteriormente foi ampliado também para atender pacientes nas cirurgias de emergências. Em 2019 foram 1239 procedimentos realizados em todo o Estado.  “Durante a cirurgia, o sangue do paciente é aspirado para um reservatório até atingir o volume ideal para a autotransfusão. Antes de ser reinfundido, esse sangue passa por uma centrifugação onde será separado somente as hemácias que serão devolvidas ao paciente ainda na sala de cirurgia. Todo o processo é feito pela máquina automatizada com kit descartável e nunca tivemos nenhuma complicação pelo uso da técnica”, explica Velma Dias.

Assistência:

O Hemoce é responsável pela implantação da técnica com disponibilização do equipamento, materiais, profissionais e capacitação para manuseio do procedimento. No Ceará, nove hospitais já utilizam a técnica, entre eles o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, Instituto Dr. José Frota (IJF), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O serviço de recuperação de sangue é fornecido pelo Hemoce aos hospitais com maior número de cirurgias de grande porte.


Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

 

 

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31