lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Curso sobre gerenciamento de sangue é realizado pelo Hemoce
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Curso sobre gerenciamento de sangue é realizado pelo Hemoce
Sex, 25 de Setembro de 2020 15:17

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, promoveu nos dias 12 e 19 de setembro curso online sobre técnicas para uso racional do sangue. A capacitação contou com mais de 1.600 inscritos, entre profissionais de saúde e estudantes de vários locais do Brasil. Durante os dois dias de evento a plataforma de palestras obteve mais de 3.000 visualizações.

A formação teve como objetivo repassar aos participantes orientações e métodos baseados no Programa Internacional de Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM, em inglês). Durante o treinamento foram abordados temas como uso racional de concentrado de hemácias, reações transfusionais imediatas e hemorragia grave no trauma. O curso foi realizado em parceria com os programas do Hemoce EducaSangue e Preserva Sangue, além do apoio do Instituto Pró-Hemoce (IPH). De acordo com a diretora-geral do hemocentro cearense, Luciana Carlos, o curso foi desenvolvido para incentivar e orientar sobre ações preventivas para a transfusão segura.

“Precisamos criar hábitos tanto para evitar a perda de sangue durante os procedimentos cirúrgicos quanto para conter o uso desnecessário de sangue. Dessa forma, é importante avaliar se transfusão é a melhor alternativa para o paciente ou o que fazer para não deixar o paciente sangrar, prevenindo uma transfusão futura. O conjunto dessas medidas visa ao cuidado com o paciente e aumenta a segurança transfusional quando houver necessidade”, afirma.

A capacitação aconteceu gratuitamente e com certificação. Isaaquielle Oliveira, coordenadora da distribuição do Hemoce ressalta a importância da iniciativa.

 “O curso foi bastante enriquecedor, vi coisas que eu não sabia e aprendi muito. As temáticas foram bem pertinentes e bem fundamentadas, ministradas por profissionais de referência. A divisão do curso ajudou muito na compreensão de cada tema e a ferramenta foi muito tranquila de acompanhar. A gente que já atua no serviço e já tem um conhecimento dos resultados dos exames, sabe quando pode transfudir uma bolsa e quando o paciente pode ser reavaliado para transfudir uma segunda. Mas muita gente não tem esse conhecimento por falta de acesso e essa capacitação alcançou muitas pessoas. No meu trabalho já facilita, porque tudo que foi falado no curso tentamos aplicar da melhor forma possível e estamos sempre nos atualizando”, conta.

Patient Blood Management (PBM)

O Patient Blood Management (PBM) tem como objetivo otimizar o manuseio da transfusão com foco no cuidado médico de qualidade. Apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa abrange aspectos da avaliação e manejo clínico do paciente. O Hemoce foi um dos primeiros hemocentros do país a utilizar critérios e ações com base no Programa.

Programas EducaSangue e Preserva Sangue

O EducaSangue é um programa para educar os profissionais de saúde sobre o uso racional do sangue. Em especial aqueles profissionais que solicitam à transfusão e buscam a sua correta utilização com base em evidências proporcionadas por estudos científicos recentes, minimizando riscos e potencializando os benefícios ligados à transfusão.

O Preserva Sangue é um programa estadual que visa orientar os profissionais de saúde sobre técnicas de gerenciamento para uso racional do sangue. Desenvolvido com base no programa internacional Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management – PBM, em inglês), o programa é apoiado pela Organização Mundial da Saúde, que adota ações preventivas e de segurança para uma transfusão. As orientações são passadas aos profissionais de saúde através do programa educacional. O Preserva Sangue também oferece consultoria e orientação, durante 24 horas, sobre como transfundir o paciente. Um hematologista ou hemoterapeuta ficam disponíveis para avaliar casos específicos.

 

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31