lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias SUS fortalece serviços do Hemoce no Ceará há trinta anos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
SUS fortalece serviços do Hemoce no Ceará há trinta anos
Sex, 18 de Setembro de 2020 16:49

No próximo sábado (19), a lei que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará completa 30 anos. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, faz parte desta história, oferecendo atendimento público com equidade, universalização e integralidade em todos os seus serviços.

No que diz respeito à doação de sangue, o SUS integra este processo desde o cadastro até a transfusão para o paciente. As bolsas utilizadas pelo Hemoce e pelos demais hemocentros do país seguem o padrão estabelecido pelo SUS e são monitoradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador.

“Com a implantação do SUS foi desenvolvida uma padronização nos serviços de hemoterapia e hematologia. Os pacientes que necessitam de transfusão ou de atendimento para doenças sanguíneas, seja no interior do Estado ou na capital, têm a garantia do serviço com a mesma qualidade, pois os protocolos são seguidos por todas as unidades do Hemoce”, disse Luciana Carlos.

O Hemoce também é referência para tratar pessoas com coagulopatias e hemoglobinopatias. Os pacientes atendidos recebem assistência do SUS. É oferecido tratamento multidisciplinar, profilaxia e entrega de medicações por meio do Programa Nacional de Assistência aos Portadores de Hemofilia e outras Doenças Hemorrágicas Hereditárias. “Este é um programa do Ministério da Saúde que traz a universalização e integralidade para todas as pessoas, pois, seja paciente do sistema público ou privado, eles recebem assistência do SUS”, disse Rosângela Albuquerque, hematologista do Hemoce e coordenadora do programa no Ceará.

Para ter acesso ao tratamento, os pacientes da rede púbica ou privada precisam estar registrados no Hemoce. Confirmado o diagnóstico, o paciente será cadastrado no programa para receber as medicações e o fator de coagulação, que é disponibilizado para todo o Ceará por meio do hemocentro. “Onde o paciente estiver ele vai receber o tratamento. Em casos de emergência ou cirurgias de portadores de hemofilia, a solicitação do fator deve ser feita pelo médico que acompanha o paciente”, conta Luany Mesquita, diretora de hematologia do Hemoce.


Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308

 

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31