O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, realizou entre os dias 2 e 3 de setembro o treinamento “Da solicitação a transfusão” para os profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza.
O encontro aconteceu por transmissão online para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Foram abordadas diferentes situações desde o preenchimento da requisição para solicitar a transfusão de sangue (RT) até o recebimento do hemocomponente em temperatura e condições apropriadas.
A iniciativa tem como objetivo a capacitação e troca de conhecimento para oferecer um atendimento diferenciado aos profissionais que realizam transfusão de sangue. “Algumas unidades não possuem agências transfusionais como é o caso das UPAs, então foi pensando na necessidade de trazer mais informações sobre o processo da transfusão, desde o momento de preencher a solicitação da bolsa de sangue até as recomendações após a transfusão”, conta Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce. Além das UPAs, o treinamento será estendido para as clínicas de diálises e hospitais.
O Hemoce conta com 59 agências transfusionais nos hospitais de Fortaleza e do interior do estado atendendo com agilidade e segurança as solicitações de transfusão. Para a criação de uma agência transfusional é necessário atender alguns critérios. “A legislação federal determina que é preciso ter uma demanda de 60 transfusões por mês, ou necessidade de atendimento a situações de urgência”. Verônica Almeida, coordenadora de enfermagem das agências transfusionais do Hemoce.
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
/
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
|