lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza testagem de profissionais no aeroporto de Fortaleza
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza testagem de profissionais no aeroporto de Fortaleza
Sex, 24 de Julho de 2020 11:25

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disponibiliza testes de biologia molécula (RT-PCR) e sorologia para Covid-19 para funcionários da empresa administradora do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. A testagem está sendo realizada nesta quinta (23) e sexta-feira (24) pelas equipes que atuam nas barreiras sanitárias no terminal.

A iniciativa tem como objetivo monitorar a circulação do vírus no território cearense, além de conter e combater a contaminação de trabalhadores em locais com risco de contaminação. “A testagem é importante pois identifica, nas autoridades aeroportuárias e nas pessoas que estão prestando atendimentos no local, quais profissionais estão assintomáticas ou quem ainda está em fase de transmissão da doença” afirma a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

A Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza os testes de sorologia para identificar se as pessoas já tiveram a Covid-19 e exames de biologia molecular para descobrir se, por ventura, o profissional ainda está com o vírus e transmitindo a doença. Portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados existentes no país são considerados áreas com potencial de transmissão do coronavírus em decorrência fluxo de viajantes, da circulação de meios de transporte internacionais e nacionais e do transporte de cargas.

Pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e dor de cabeça há pelo menos três dias devem realizar o teste de biologia molecular, que é feito nas unidade de saúde. O Lacen e o Hemoce,ambos da rede estadual, são responsáveis por analisar as amostras coletadas nos exames de biologia molecular e, em seguida, realizar o diagnostico laboratorial de Covid-19. O Trabalho conta, ainda, com o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Laboratório Argos.

 

Calendário

Outubro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31