lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce relembra Dia Mundial da Hemofilia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce relembra Dia Mundial da Hemofilia
Sex, 17 de Abril de 2020 11:43

Nesta sexta-feira, 17 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Hemofilia e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, relembra a data destacando a importância do tratamento. São cerca de 560 pacientes com hemofilia atendidos pelas unidades do Hemoce em Fortaleza e interior do Ceará. 

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que impede a coagulação do sangue. O Hemoce é o único centro de referência do Ceará para o atendimento das pessoas com hemofilia, em todas as faixas etárias. O hemocentro de Fortaleza coordena todo esse trabalho e também supervisiona o tratamento nas unidades regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá).

O Hemoce em parceria com a Associação dos Hemofílicos do Estado do Ceará (AHECE) comemora todos os anos a data com uma programação especial para os pacientes que realizam tratamento em todo o estado. Mas esse ano em virtude da pandemia do coronavírus, o evento foi suspenso. A coordenadora de enfermagem do ambulatório de coagulopatias, Tatyane Oliveira, ressalta a importância de comemorar o Dia Mundial da Hemofilia. “Sempre buscamos comemorar a data com os pacientes, reforçando a importância do tratamento e da qualidade de vida. Este ano, reforçamos todas as conquistas adquiridas e pela primeira vez vivemos uma situação diferente, que mobiliza todo o país para uma só causa: o combate ao Covid-19. Ainda assim, entendemos a importância dessa data e não deixaremos de celebrá-la”. Para homenageá-los, o Hemoce realizou um vídeo com alguns pacientes destacando como é conviver com a hemofilia e as principais mudanças na qualidade de vida após o tratamento. Confira aqui. 

Pacientes recebem fator de coagulação em casa

Desde o dia 23 de março, os pacientes hemofílicos de Fortaleza e região metropolitana passaram a receber na sua residência o fator de coagulação. A iniciativa tem o objetivo de reduzir as aglomerações de pessoas no Hemoce, em virtude do coronavírus, evitando que os pacientes precisem sair de casa apenas para receber medicações de uso crônico.  A entrega em casa do fator VIII e fator IX atende aos pacientes que fazem profilaxia. Os que não fazem profilaxia e precisam receber o fator, devem agendar horário de atendimento, através do telefone (85) 3101-2310. 

Hemofilia x  Informações da Covid19 

Nesse período de pandemia do coronavírus, os hemofílicos também precisam manter os cuidados adequados para evitar a doença. O hematologista do serviço de coagulopatias do Hemoce, Luiz Ivando, participou de um podcast promovido pelo laboratório Roche com a presidente da Federação Brasileira de Hematologia (FBH), Tânia Pietrobelli, no qual destacaram a relação entre Hemofilia e Covid-19. Confira aqui.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Estagiário Proensino: Emmanuel Denizard

Contato: (85) 3101-2308

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Julho 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1