Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce Iguatu realiza coleta de sangue externa informatizada
Hemoce Iguatu realiza coleta de sangue externa informatizada
Qui, 09 de Janeiro de 2020 13:50

O Hemocentro Regional de Iguatu, unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, contou pela primeira vez, entre os dias 7 e 8 de janeiro, com uma coleta externa de sangue informatizada. A unidade é a primeira do interior do Estado a utilizar o recurso tecnológico.

A coleta informatizada permite maior agilidade no atendimento aos doadores porque todo o processo da doação de sangue desde a recepção até a coleta é feito via sistema on-line. Michele Castelo Branco, coordenadora do gerenciamento do sistema do ciclo do sangue destaca as vantagens do processo. “O principal benefício da coleta externa informatizada é a segurança, rastriabilidade, agilidade e redução de custos. As bolsas que estão no processo informatizado já estão no sistema, permitindo que os setores trabalhem com maior rapidez, como por exemplo, o processamento consegue processar as bolsas e os laboratórios conseguem passar os resultados. Quando a coleta é manual, acontece de ser preenchida a ficha manualmente, para depois ser inserida no sistema pelo Hemocentro, só a partir daí que os procedimentos começam a serem realizados”.

A coleta informatizada no interior foi realizada no Hospital São Camilo – Dr. Alberto Feitosa Lima, no município de Tauá. A parceria do Hemoce Iguatu com o Hospital acontece aproximadamente há 9 anos. Antes a coleta era realizada em apenas um dia, mas com o crescimento no número de doadores, desde o ano passado, a coleta foi ampliada e acontece em dois simultâneos. Durante dois dias de ação foram recebidas 249 doações de sangue, um número superior ao da última coleta de 2019 que registrou 238 doações. De acordo com Kylvia Moreira, coordenadora da coleta externa do Hemoce Iguatu, a experiência inovadora só tem a contribuir com o trabalho da equipe e beneficiar os doadores. “Com a informatização estamos garantindo uma maior segurança nos processos ao longo do ciclo do sangue. Há também uma expectativa muito positiva de que a informatização venha facilitar a realização do nosso trabalho, favorecendo especialmente o nosso doador”.

Para auxiliar na execução do processo pelo Hemoce Iguatu foram encaminhados profissionais de Tecnologia da Informação e de gerenciamento do sistema do ciclo do sangue do Hemoce Fortaleza. A coleta externa informatizada acontece no Hemocentro de Fortaleza desde 2014. Nos Hemocentros Regionais o recurso tecnológico é utilizado nas unidades fixas. O próximo Hemocentro a contar com a implantação será o Hemoce Quixadá.

Como agendar uma coleta com o Hemoce?

Para agendar uma coleta externa em Fortaleza, basta entrar em contato e agendar com o setor de Captação de Doadores do Hemoce, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (85) 3101.2300. No interior do Ceará, o Hemoce conta com unidades em Iguatu, Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte e Crato. Confira aqui os locais e contatos para o agendamento.

Estagiário Proensino: Emmanuel Denizard

E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /     Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fevereiro 2020