lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Realizada primeira cirurgia com sistema de recuperação de sangue autólogo
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Realizada primeira cirurgia com sistema de recuperação de sangue autólogo
Qui, 21 de Novembro de 2019 12:27

 

alt


Nesta quarta-feira, 20, a aposentada Núbia de Aguiar da Silva, 70, recebeu alta do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Governo do Ceará, localizado em Quixeramobim. Ela foi a primeira paciente a passar por uma cirurgia com a reutilização do próprio sangue no HRSC. O procedimento ocorreu nesta terça-feira, 19.

Dona Núbia passou por uma cirurgia no fêmur em decorrência de uma queda da própria altura. No procedimento foi realizada nenhuma transfusão sanguínea heteróloga, quando o hemocomponente é proveniente da doação de outro indivíduo. O processo de reaproveitamento do sangue foi feito com um equipamento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que proporciona esse tipo de reuso do sangue em cirurgias.


alt

“Essa primeira situação aconteceu não porque a cirurgia requeresse esse tipo de aparato, mas pela condição da paciente. Tendo em vista essa atenção centrada no usuário, nós resolvemos junto aos familiares essa ponte com o Hemoce, que nos ajudou em relação à logística, nos fornecendo um funcionário e o equipamento para que o procedimento acontecesse da melhor forma possível”, ressalta o coordenador do Centro Cirúrgico Geral do HRSC, Daniel Rodrigues.

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, ressalta que a máquina é utilizada em casos de cirurgia de grande porte e de urgência. “Com a máquina de recuperação intraoperatória é possível reduzir a necessidade de transfusão de sangue, pois o equipamento retira o sangue que seria perdido e recupera para ser novamente transfundido no paciente. Isto é importante tanto para pessoas que têm alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue”, explica a hematologista.

A utilização do aparelho se deu pela recusa da paciente em receber qualquer tipo de transfusão, devido a sua religião que não permite. “Apesar de ser um meio novo para o hospital, toda a equipe abraçou a ideia e respeitou a decisão da minha mãe. Saber que no HRSC tem médicos cooperadores que abraçam essa causa, é muito gratificante”, afirma a filha da paciente, Monique Aguiar.

Centro de Traumatologia e Ortopedia

O Centro de Traumatologia e Ortopedia (CTO) do HRSC foi inaugurado no dia 26 de outubro de 2018. Em pouco mais de um ano de funcionamento, o serviço já realizou cerca de 1.200 cirurgias traumatológicas. Os pacientes atendidos no CTO são encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Estado.

Máquina de recuperação intraoperatória de sangue

Além de fornecer o serviço aos hospitais, o Hemoce disponibiliza um profissional capacitado para operar a máquina na unidade de saúde. Atualmente, cinco hospitais utilizam a máquina, entre eles o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração de Sobral (Filantrópico), Instituto Dr. José Frota (IJF) da rede municipal de Saúde e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da rede Federal.

 

 

Calendário

Fevereiro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29