lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Responde principais dúvidas sobre doação de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Responde principais dúvidas sobre doação de sangue
Qua, 09 de Outubro de 2019 14:30

A doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta que ajuda a quem precisa de transfusão. Para doar é necessário que o voluntário atenda alguns critérios de saúde. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, mantém canal direto de comunicação com a população através das redes sociais, sites, e-mail e telefone para informar e tirar dúvidas sobre os serviços do Hemoce.

Além dos meios de comunicação o Hemocentro realiza periodicamente campanhas para sensibilizar os cearenses sobre a importância do gesto de solidariedade. A disseminação de informações vem tem apresentado resultados positivos. “A população cearense é solidária e atende aos nossos chamados. Há mais de dois anos o estoque de bolsas de sangue se mantém dentro da regularidade e isso é fruto de um processo contínuo de conscientização”, conta Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce.

Para informar e esclarecer mais sobre a doação de sangue, a coordenadora responde as dúvidas mais frequentes da população.

O que é necessário para ser um doador de sangue?

Nágela Lima: Para doar sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza no site o Termo de Consentimento para menores de 18 anos que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária. O limite para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

Quanto tempo dura a doação de sangue?

NL: O procedimento todo, desde a realização do cadastro até a coleta do sangue, leva cerca de 40 minutos. A coleta de sangue em torno de 5 a 15 minutos. É importante lembrar que o doador deve permanecer em repouso (10 a 15 minutos) após a doação para que o organismo possa restabelecer seus níveis normais e evitar sensação de tontura e mal-estar.

Qual o intervalo de uma doação de sangue para a outra?

NL: Os homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano. As mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes por ano.

Quando a carteirinha do doador chega?

NL: Cerca de 60 dias após a doação, a carteirinha chega ao endereço que o voluntário informou durante o cadastro no Hemoce.

As pessoas que tem tatuagem podem realizar a doação de sangue?

NL: Podem sim. Após 12 meses da realização do procedimento é possível doar.

Quem possui piercings pode doar?

NL: Depende do local do piercing. Em locais do corpo como, por exemplo, orelha ou umbigo é possível doar logo após o término do processo inflamatório. Se feito colocado na mucosa oral ou genital, o candidato fica inapto para doação enquanto estiver com piercing e poderá doar após 12 meses da retirada do adorno.

A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?

NL: Pode sim, não existe impedimento neste caso.

Grávidas podem doar sangue?

NL: Não. Após o parto normal, a mulher pode depois de três meses. Em caso de cesariana, após seis meses.

Quanto tempo depois de realizar um exame de sangue pode doar?

NL: Não existe impedimento, A doação de sangue pode ser feita no mesmo dia.

Como faço para solicitar uma equipe do Hemoce para doação de sangue?

NL: Basta entrar em contato com o setor de captação de doadores do Hemoce através de e-mail ou telefone. Em Fortaleza, a solicitação pode ser feita através do telefone (85) 3101.2300 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. O ideal é que a solicitação ocorra com 30 (trinta) dias de antecedência do dia previsto da ação. Para coleta externa no interior do Ceará, os interessados podem procurar o hemocentro mais próximo da sua região. Nós temos unidades em Quixadá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, e Sobral.

Como faço para receber o resultado dos meus exames?

NL: Cerca de 30 dias após a doação de sangue o candidato pode ter acesso aos exames realizados. É necessário que compareça a uma das sedes do hemocentro, em Fortaleza ou no interior do Estado, e apresente um documento de identificação no setor de resultado de exames.

Qual o horário de funcionamento do Hemoce?

NL: Em Fortaleza, o Hemoce atende na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo de segunda a sexta das 7h30min às 18h30min e aos sábados das 8h às 16h. No Posto de Coleta no IJF, localizado na Rua: Barão do Rio Branco, no centro da capital, o atendimento é de segunda a sexta-feira das 13h às 18h30min e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h30min.

Temos ainda o posto de coleta na Praça das Flores que atende de segunda a sábado. No site do www.hemoce.ce.gov.br é possível ainda conferi os horários e dias de funcionamento de todas as unidades do Hemoce em Fortaleza e interior do Ceará.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Estagiário Proensino: Emmanuel Denizard 

Contato: (85) 3101-2308

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Decembro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2