lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Posto de coleta obtém 91,94% de bolsas de sangue a mais
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Posto de coleta obtém 91,94% de bolsas de sangue a mais
Qui, 08 de Agosto de 2019 12:01

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, recebeu 1.931 doadores de sangue e cadastrou 745 pessoas para doação de medula óssea nos três meses de funcionamento do posto de coleta que foi instalado temporariamente no Shopping Iguatemi. A unidade funcionou entre os dias 2 de maio e 4 de agosto e o número de bolsas coletadas bateu o recorde desde o inicio da parceria com o shopping. Em 2016, quando a parceria teve início, houve 1.006 bolsas coletadas. As doações de 2019, representam crescimento de 91.94%.

Na aérea interna do shopping foi montada uma loja adaptada para receber as doações de sangue e realizar cadastro para doação de medula óssea. Uma equipe de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais atenderam os candidatos de domingo a domingo. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, a unidade apresentou resultados positivos. “O número de doadores de sangue e pessoas interessadas em doar medula óssea se manteve em alta desde o início do serviço no shopping até o encerramento das atividades, então a gente só tem a agradecer a todos que reservaram alguns minutos do dia para doar tempo, amor e esperança através deste gesto nobre da doação de sangue”, disse. As atividades do posto de coleta encerraram no último domingo, 4.

Hemoce e Iguatemi

A parceria do Hemoce com o shopping se mantém desde 2003 através das coletas externas realizadas na unidade móvel. Em 2016, o Hemoce esteve pela primeira vez com um espaço dentro do shopping, cedido pelo estabelecimento. “Faz parte da história do Iguatemi disponibilizar espaços e incentivar ações de responsabilidade social e ambiental. Entendemos as facilidades que uma unidade do Hemoce no shopping traz para os doadores e principalmente, os benefícios para quem necessita de sangue ou de medula”, afirma Wellington Oliveira, superintendente do shopping. Cerca de 70 mil pessoas passam por dia pelo local.

O sangue doado no Hemoce abastece cerca de 450 serviços de saúde em todo o Ceará, entre hospitais, policlínicas, Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e clínicas de hemodiálise, atendendo aos cerca de nove milhões de pessoas em todo o Estado.

Doe Sangue regularmente

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem no máximo três doações por ano.


Assessoria de Comunicação do Hemoce

Natássya Cybelly

Estagiário Proensino: Emmanuel Denizard

Contato: (85) 3101-2308

 

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5