Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce completa 40 anos de fundação
Hemoce completa 40 anos de fundação
Ter, 12 de Março de 2019 14:53

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, completou 40 anos de sua fundação.  O hemocentro foi construído em nove de março de 1979, mas teve seu funcionamento iniciado em 23 de novembro de 1983 com serviço de coleta de sangue.

O primeiro serviço do Hemoce, com coleta de sangue, foi realizado em maio de 1983, na Faculdade de Administração da UECE no Centro, e o sangue doado foi enviado para um paciente no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará. De lá para cá o Hemoce conta com mais de 35 anos de atendimento à população cearense e hoje atende a demanda transfusional de pacientes em mais de 450 unidades de saúde no estado, ajudando a salvar vidas de pacientes que necessitam de transfusão de sangue para sobreviver. No Ceará, o Hemoce é responsável pelo cadastro de doador de medula óssea, que pode ser feito em todos os postos de coleta em Fortaleza e no interior. A população tem acesso ao ambulatório de coagulopatias e hemoglobinopatias no Hemoce, referência no atendimento a pessoas com hemofilia e doença de von Willebrand.

Ampliação do atendimento

A partir da década de 90, foram inaugurados os Hemocentros Regionais que recebem os doadores para coleta de sangue, realizam cadastro de medula óssea e oferecem atendimento ambulatorial a pacientes. Cada hemocentro é responsável pela realização do atendimento a doadores e pacientes em sua área de cobertura, de forma estruturada e organizada para atender toda a população no território estadual. Atualmente, o Hemoce conta com unidades em Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.

Banco de doadores raros

Desde 2014, o Hemoce conta com um banco de doadores raros. São cerca de 80 pessoas cadastradas, que apresentam fenótipos sanguíneos raríssimos, como por exemplo, o Bombay. Na Índia, a prevalência desse fenótipo é de um a cada 10 mil e na Europa, um a cada um milhão. O Hemoce já enviou hemocomponentes raros para quatro estados brasileiros e o Distrito Federal. O caso mais recente foi para um paciente em Brasília, no início de novembro deste ano. Em 2017, o Hemoce foi o primeiro hemocentro do Brasil a enviar sangue raro para outro país.

Cadastro de medula óssea

Atualmente são cerca de 184 mil pessoas cadastradas pelo Hemoce no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O Ceará é o estado da região Norte e Nordeste com maior número de pessoas cadastradas. O Hemoce também coleta células para transplante de medula alogênico não aparentado, em pacientes de outros estados e países. Desde 2012, foram feitas 52 coletas, sendo 29 para transplante de medula óssea em outros estados e 23 em outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia).

Transplante de medula óssea

O Hemoce realiza transplante de medula óssea nos pacientes cearenses, em parceria com Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), desde 2008. Nos últimos dez anos, houve 427 transplantes de medula óssea, sendo 329 autólogo, 78 alogênicos aparentados, 14 alogênicos não aparentados e 6 haploidentico no Ceará, por meio dessa parceria. O transplante autólogo é quando acontece o auto-transplante e as células saudáveis da medula são reinfundidas no paciente para que ele possa ser submetido à quimioterapia. No transplante alogênico aparentado são utilizadas as células de parente do paciente; no não aparentado, a medula óssea vem de um doador do banco. No haploidêntico, o transplante acontece com a medula de parente de primeiro grau como pai ou irmão do paciente.

Certificação internacional

Ao longo desses 35 anos, o Hemoce ampliou serviços e atendimento aos cearenses e hoje se destaca como uma instituição de qualidade e excelência, certificado pelo ISO 9001, padrão de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade de produtos e serviços no mundo. “O Hemoce agradece a todos os doadores, pacientes, profissionais e parceiros que fazem parte dessa história e ajudam a salvar vidas no Ceará e no mundo”, diz Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Ampliação do atendimento

O Hemoce ampliou serviços e atendimento aos cearenses e hoje se destaca como uma instituição de qualidade e excelência, certificado pelo ISO 9001, padrão de avaliação dos sistemas de gestão da qualidade de produtos e serviços no mundo.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

Email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.