lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza palestra sobre saúde bucal a pacientes coagulopatas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza palestra sobre saúde bucal a pacientes coagulopatas
Qua, 14 de Novembro de 2018 17:01

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, participa na próxima segunda-feira (19) do I Encontro Regional de Cuidados Odontológicos a Pacientes Coagulopatas. O evento será a partir das 8h no auditório do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte. 

A ideia de reunir vários profissionais da saúde bucal surgiu a partir de um projeto de extensão com pacientes renais e hematológicos, realizado pelos estudantes do Centro Universitário. “Os alunos do curso de odontologia, identificaram que os pacientes com hemofilia e Von Willebrand, tinham dificuldade para encontrar na sua região, cirurgiões dentistas capacitados para atender os portadores de coagulopatias e por conta disso eram sempre direcionados aos dentistas do hemocentro de Crato”, disse Fábiola Biscuccia, diretora do Hemoce Crato. 

De acordo com o hematologista, Luiz Ivando Pires, os pacientes coagulopatas, precisam de um atendimento odontológico diferenciado, pois eles têm dificuldade de coagular e pode sangrar com mais facilidade. “Nesses casos é preciso de um especialista com conhecimento na área para verificar qual o melhor protocolo a ser utilizado. Em alguns casos, é necessário a reposição de fator deficiente ou utilizar produtos para facilitar a coagulação”, explica. 

A capacitação tem como objetivo proporcionar novos conhecimentos aos profissionais, trazendo exemplos de casos e experiências de dentistas que já atuam na área. O hematologista Emmanuel Lacerdar, responsável pelos pacientes coagulopatas do Hemoce Crato, será um dos palestrantes do evento e irá abordar a fisiopatologia das coagulopatias.  A diretora do Hemocentro Crato, destaca a importância do evento. “Encontros como esses, demonstram a integração necessária entre o ensino e o serviço, capacitando profissionais em uma área especializada como é a hematologia e possibilitando melhoria da assistência aos pacientes. Atividades de extensão também contribuem significativamente para a formação dos estudantes, despertando-os para a realidade, aproximando-os da comunidade e estimulando-os ao aprendizado”.

Público Alvo 

O encontro é aberto ao público e direcionado aos profissionais de saúde bucal da macrorregião do Cariri com foco nas três microrregionais atendidas pelo Hemocentro do Crato (Juazeiro, Crato e Brejo Santo). 

Referência

O Hemoce é referência em atendimento a pacientes com coagulopatias. Todo o acompanhamento é feito na unidade de Fortaleza e nos hemocentros do interior do Estado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos. 


Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly

Contato: (85) 3101-2308 / 9.9645.2261

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5