lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza conscientização sobre doença falciforme
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza conscientização sobre doença falciforme
Qua, 20 de Junho de 2018 10:00

alt

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, é referência no Estado para pacientes adultos com doença falciforme. Cerca de 400 pessoas são atendidas pelo Hemoce. Em alusão ao 19 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, o Hemoce realizará nesta quinta-feira, 21, a partir das 9 horas, uma blitz educativa informando sobre sintomas e tratamento da doença. A mobilização ocorrerá na Av. Desembargador Moreira, próximo ao posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores, no bairro Aldeota.

A ação será realizada em conjunto com funcionários e pacientes do ambulatório de hemoglobinopatias do Hemoce. “Nosso objetivo é informar e conscientizar sobre uma doença que ainda é pouco conhecida pela população, mas que precisa ser acompanhada desde cedo para evitar complicações futuras. Então, nós vamos realizar uma blitz com faixas, cartazes e distribuir panfletos informativos para que as pessoas tenha conhecimento sobre o que é a doença falciforme, como é possível diagnosticar e quais os tratamentos podem ser feitos”, disse Adlene Faustino, enfermeira do ambulatório de coagulopatias do Hemoce.  Durante a ação de conscientização, cerca de 30 crianças irão se apresentar com a quadrilha Chama da Fogueira, que voluntariamente participam da atividade. A apresentação será ao lado do posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores.

Doença Falciforme:

A doença falciforme é genética e hereditária. De acordo com o hematologista Osanildo Nascimento, coordenador do ambulatório de hemoglopinopatias do Hemoce, a doença altera a formação nas hemácias (glóbulos vermelhos).  “As pessoas com falciforme têm as hemácias em um formato diferente do natural, as células ficam em forma de foice, por isso o nome da doença. Essa alteração dificulta a circulação sanguínea e oxigênio para órgãos e tecidos o que pode provocar várias complicações”, explica. Os sintomas aparecem logo nos primeiros anos de vida. Dentre os principais sintomas estão: dores nas articulações, anemia, olhos amarelados, atraso no desenvolvimento e crescimento infantis, inchaço nos punhos, tornozelos, além de aumentar o risco de infecções, AVC.

Diagnóstico e tratamento

Atualmente, o Hemoce atende cerca de 400 pessoas com doença falciforme no hemocentro em Fortaleza e nos regionais do interior do estado. Os pacientes são acompanhados por hematologistas, assistentes sociais, ortopedistas, psicólogos e fisioterapeutas.
A principal forma para diagnosticar é através do teste do pezinho, que é feito logo nos primeiros dias de vida das crianças. Outra forma é o exame de sangue eletroforese de hemoglobina, que é realizado em crianças com mais de seis meses e em adultos. O Hemoce atende pacientes a partir de 18 anos.

Para obterem mais informações sobre exames e diagnóstico, os adultos que têm algum indício de doença falciforme podem procurar o Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do Hemoce pelo telefone (85) 3101-2310. Apesar de a doença não ter cura, o tratamento permanente melhora a qualidade de vida dos pacientes. Através das medicações, acompanhamento com hematologistas e exames periódicos, as chances de ter crises de dores e complicações da doença são bem menores.


alt

Encontros mensais para promoção da saúde

O Hemocentro de Fortaleza promove um encontro por mês com pacientes da doença falciforme e familiares em que são realizadas palestras para esclarecer informações da doença sobre os aspectos clínicos, complicações e as inovações no tratamento. “É um momento de descontração onde a gente tem a oportunidade para a troca de experiências, tirar dúvidas, é todo um cuidado com o paciente e com os familiares para melhorar a qualidade de vida de quem vive com falciforme”,  finaliza  Adlene Faustino.



Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5