Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce atende doadores de sangue em feriado de Corpus Christi
Hemoce atende doadores de sangue em feriado de Corpus Christi
Qua, 30 de Maio de 2018 08:55

Nesta quinta-feira, 31, feriado de Corpus Christ, quem estiver em Fortaleza poderá doar sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará. Além da sede do hemocentro, o Posto de Coleta no IJF também atenderá doadores de sangue, em horário especial. No Hemoce, os voluntários poderão doar sangue no horário de 8 às 13h. E para quem só tem disponibilidade à tarde, o Posto de Coleta do Hemoce no IJF atenderá das 13 às 17h30.

“O Hemoce tradicionalmente mantém o atendimento em Fortaleza nos feriados porque muitas pessoas aproveitam a folga para fazer a doação de sangue e todo dia é dia de ajudar a quem mais precisa, já que para a solidariedade não existe feriado”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. Nos hemocentros regionais nas cidades de Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral e Juazeiro no Norte não haverá funcionamento no feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, 1º de junho, o atendimento será retomado normalmente em todas as unidades de Fortaleza e interior do Ceará.

Em média, são necessárias 300 doações de sangue por dia para atender a demanda transfusional de pacientes nas mais de 450 unidades de saúde do Estado. “Por maiores os avanços que existam na ciência, saúde e tecnologia, o sangue ainda é insubstituível e por isso a única maneira de transfundir um paciente é através do sangue doado”, enfatiza Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

Para facilitar o acesso, o Hemoce conta com nove pontos fixos de doação no Ceará. Nas unidades, os voluntários podem doar sangue e se cadastrarem como doadores de medula óssea. O Hemoce trabalha ativamente o programa de coleta externa onde todos os dias uma equipe formada por enfermeiros, médico, técnico de enfermagem e assistente social vai ao encontro dos doadores com o serviço móvel. Realizado em parceria com diferentes instituições como empresas privadas, órgãos públicos, igrejas e organizações, a coleta externa pode ser solicitada através de agendamento por e-mail ou telefone.

Em Fortaleza e região metropolitana basta entrar em contato com o setor de captação de doadores pelo telefone (85) 3101-2300 ou e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e programar uma data. No interior do Estado, também é possível solicitar a coleta através dos hemocentros regionais.

Seja um doador de sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br.

Serviço:
Hemoce: Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo