lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce recebe homenagem na Assembleia Legislativa
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce recebe homenagem na Assembleia Legislativa
Sex, 13 de Abril de 2018 16:30

alt

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, foi homenageado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará na última quarta-feira (11). A homenagem recebida pelos profissionais do Hemoce é em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia celebrado no dia 17 de abril. O Hemoce é referência no tratamento da doença no Ceará.

A homenagem foi um pedido da Associação dos Hemofílicos do Ceará, atendida pela deputada estadual Augusta Brito do PC do B. “A hemofilia é uma doença genética que  quando tratada permite aumentar a qualidade de vida dos pacientes e no Hemoce a gente consegue ter todo o apoio para alcançar as melhorias, recebemos medicação,  acompanhamento com hematologistas, enfermeiros e tudo isso tem feito a diferença para a expectativa de vida de quem é hemofilico”, disse Francisco Marcelino Filho, presidente da Associação dos Hemofílicos do Ceará. Entre os homenageados na audiência estavam a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, o hematologista do Hemoce Luiz Ivando a fisioterapeuta do ambulatório de hemofilia do Hemoce, Juliana Alves - Tania Pietrobelli – a Presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tania Pietrobelli e a coordenadora Estadual do Programa de Coagulopatias do Ceará, Rosangela Ribeiro.  De acordo com a diretora geral do Hemoce o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe. “O importante é ver as melhorias do serviço. Antes o atendimento só acontecia no Hemoce em Fortaleza, hoje nos contamos com equipe multidisciplinar em todos os hemocentros do interior do Estado, nós temos no Hemoce Fortaleza a farmácia que funciona 24h para atender aqueles precisem receber medicação, além de contar com o suporte do farmacêutico para orientar os pacientes”, destaca.

Foi abordado durante a audiência, a possibilidade de um treinamento entre profissionais do Hemoce e profissionais dos Postos de Saúde de Fortaleza para melhorar a orientação sobre tratamento e diagnostico da doença. Também foram destacadas algumas conquistas dos hemofílicos, como a Lei Estadual nº 16.050/2016, que instituiu o passe livre no transporte público coletivo intermunicipal interurbano e metropolitano para portadores de hemofilia comprovadamente carentes.

O Hemoce atende cerca de 540 pessoas com hemofilia em todo o Estado oferecendo atendimento ambulatorial através de equipe multidisciplinar. Desde 2008, em parceria com o Ministério da Saúde, os pacientes de hemofilia do Hemoce passaram a receber o fator de coagulação para suprir a ausência dos fatores deficientes dos hemofílicos, passou a ser distribuído para os pacientes levarem para casa. Atualmente as consultas são feitas com hematologistas regularmente no Hemoce, mas os pacientes levam a medicação para fazer a autoinfusão em casa, de acordo com a recomendação médica.

Em Fortaleza, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h. Já a farmácia, que oferece o fator de coagulação, fica aberta 24h. Nas unidades, os hemofílicos são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(85) 3101.2308

 

 

 

 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30