lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Inicia campanha de carnaval para doação de sangue no Hemoce
Inicia campanha de carnaval para doação de sangue no Hemoce
Ter, 23 de Janeiro de 2018 20:33

 alt

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, lançou nesta terça-feira, 23, a campanha de carnaval para doação de sangue. O evento, que aconteceu em Fortaleza e nos hemocentros do interior do Estado, tem como objetivo destacar que antes de feriados prolongados a doação de sangue é fundamental para manutenção do estoque.

Em Fortaleza, a animação com o samba do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra contagiou os doadores de sangue. O grupo que há 20 anos toca em blocos de rua, dessa vez chamou a atenção de quem passava em frente à sede do Hemoce para relembrar que a época de pré-carnaval é também uma oportunidade de ser solidário. “A gente veio trazer a nossa animação para incentivar as pessoas a doarem sangue e cada um pode fazer a sua parte e assim aumentar essa rede de boas ações”, disse Anderson Florêncio, diretor de bateria do bloco Unidos da Cachorra. O representante comercial Fred Guilherme foi um dos componentes do grupo que aproveitou a oportunidade e doou sangue. “Já sou doador voluntário regular e o que me motiva é a sensação de fazer o bem sem olhar a quem, me sinto bem em ajudar”, afirmou.

alt

No Hemoce Sobral, o lançamento da campanha aconteceu com uma caminhada da solidariedade. Ao som das marchinhas de carnaval, os funcionários do hemocentro foram às ruas distribuir cartazes e panfletos da campanha e falar sobre a importância de salvar vidas. “Nós já estamos preparando o estoque para atender qualquer eventualidade durante o feriado prolongado. E como ainda faltam mais de 15 dias para o carnaval, a gente convida a população para tirar um tempinho do dia e ajudar a quem precisa doando sangue”, falou Régis Gomes, diretor do Hemoce Sobral. Nas cidades de Quixadá, Crato e Iguatu, a campanha de carnaval foi reforçada com apresentações artísticas e ações educativas como blitz e entrega de informativos e palestras de promoção à saúde.

Até o dia 6 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente para incentivar a doação sanguínea. Na próxima terça-feira, 30, o bloco Os Transacionais estará na sede do Hemoce em Fortaleza. “A ideia é juntar a força dos blocos de carnaval para atrair mais pessoas a doarem sangue e manter o gesto com regularidade”, destaca a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima. As doações podem ser feitas nas unidades do Hemoce em Fortaleza e nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte.

Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, o Hemoce está com uma unidade na Praça do Ferreira, Centro, que funciona de segunda a sábado, até o dia 9 de fevereiro. O estande tem capacidade para receber até 70 pessoas por dia e, além de doar sangue, o voluntário pode se cadastrar para doação de medula óssea. Outra opção que também fica no Centro é doar no Posto de Coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816. O posto no IJF abre todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. (clique aqui os locais e horários para doar).

O que é necessário para doar

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Como se cadastrar para doação de medula óssea

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. O doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O cadastro é realizado em todas as unidades de coleta do Hemoce.
Assessoria de Imprensa do Hemoce


Fotos: Assessoria de Imprensa do Hemoce



Natássya Cybelly
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
3101.2308



 

 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2