lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Pacientes do Hemoce comemoram Dia das Crianças
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pacientes do Hemoce comemoram Dia das Crianças
Qui, 05 de Outubro de 2017 11:01

Na terça-feira, 10 de outubro, as crianças atendidas no ambulatório de hemoglobinopatias e coagulopatias do Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, participarão de atividades lúdicas em comemoração ao 12 de outubro, Dia das Crianças. O encontro será no Shopping Benfica, a partir das 8 horas, com sessão de cinema, piquenique, passeio e entrega de brinde. Além disso, os pequenos pacientes terão a oportunidade de conhecer como funciona uma projeção de cinema. “É uma oportunidade tanto para comemorar o Dia das Crianças como para estreitar o vínculo com os pacientes e familiares que são atendidos pelo ambulatório do Hemoce”, diz a enfermeira Stella Maia, chefe do ambulatório de hemofilia do Hemoce. As atividades fazem parte do projeto Manhã Feliz do Shopping Benfica, que tem como objetivo beneficiar crianças carentes com uma manhã de cultura e lazer.

A sede do Hemoce em Fortaleza atende cerca de 90 crianças entre 0 e 12 anos com coagulopatias hereditárias, como hemofilia e doenças von Willebrand. Os pacientes fazem acompanhamento com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença genética causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, levando a um sangramento por mais tempo. Existem dois tipos de hemofilia, tipo A ou B. O que diferencia um do outro é o fator de coagulação que a pessoa deixa de produzir naturalmente. Considerada rara, a hemofilia afeta geralmente homens. Os sintomas mais comuns são sangramentos musculares e nas articulações e hematomas.

No Ceará, o Hemoce é referência no atendimento de hemofílicos. São 542 pessoas atendidas na unidade de Fortaleza e nos hemocentros do interior do Estado. O Hemoce atende portadores de hemofilia desde 1983 e a partir de 2008, em parceria com o Ministério da Saúde, o fator de coagulação passou a distribuído para os pacientes levarem para casa. Atualmente, as consultas são feitas regularmente com hematologistas no Hemoce, mas os pacientes levam a medicação para fazer a auto-infusão em casa, de acordo com a recomendação médica.

Serviço:

Hemoce comemora Dia das Crianças

Data: 10 de outubro de 2017

Hora: 8 horas

Local: Shopping Benfica - Av. Carapinima, 2200, Benfica

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Março 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3