Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Doadores celebram 15 anos do posto de coleta no IJF
Doadores celebram 15 anos do posto de coleta no IJF
Ter, 12 de Setembro de 2017 20:08

Nesta terça-feira, 12, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará celebrou 15 anos do Posto de Coleta de Sangue do Hemoce que funciona no Instituto Dr. José Frota, IJF, da rede pública municipal. A unidade fica ao lado do hospital, na casa amarela e atende os voluntários doadores de sangue e realiza cadastro para doação de medula óssea.

A cerimônia comemorativa do posto contou com homenagens aos doadores, apresentação do coral do Hemoce, o Hemocanto e o tradicional parabéns com bolo decorado. O professor Adauto Leitão foi um dos homenageados por ser um dos voluntários com maior número de doações na unidade.  E hoje não foi diferente, ele aproveitou para comemorar os 15 anos do posto com solidariedade e nesta manhã completou sua trigésima quarta doação de sangue. “Aqui eu me sinto em casa, me sinto privilegiado de fazer parte dessa história e poder ajudar tantos pacientes que necessitam da doação de sangue. Eu venho com maior prazer porque sei que estou salvando vidas e ser solidário, ter amor ao próximo é fundamental pra mim”, disse.

Na solenidade a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos destacou que a parceria com o hospital IJF é de grande importância. “Através do IJF que nos cedeu o espaço para montar a estrutura de coleta é que conseguimos tornar essa unidade o primeiro posto fixo de coleta do Hemoce, fora do hemocentro coordenador, então eu queria agradecer ao hospital pela oportunidade e por continuar apoiando”, disse. Além da parceria, Luciana agradeceu aos doadores de sangue. “A gente sabe que todo trabalho é feito com ajuda da solidariedade de cada voluntário que doa sem esperar nada em troca, que faz desse gesto uma atitude regular e assim faz crescer o número de doações a cada ano”, conta.

O posto de coleta no IJF funciona todos os dias, inclusive feriados e a localização no centro da cidade facilita o deslocamento dos doadores que moram na região. A professora Glória Viana, sempre doa sangue na unidade fixa no centro da cidade. “Eu moro no bairro de Fátima, então vir até aqui pra mim é bem mais prático, sempre que tenho um tempinho faço questão de doar sangue. Acredito que é importante não só doar, mas incentivar outras pessoas por isso estou sempre falando e motivando amigos, parentes e alunos para fazer essa boa ação”, fala a professora que contabilizou 15 doações de sangue no Hemoce nesta terça-feira.

Posto de Coleta no IJF

O Posto de Coleta no IJF é uma parceria do Hemoce com o hospital e funciona desde o dia 9 de setembro de 2002. São recebidas cerca de 390 doações por mês e é o único  local de coleta fixo em Fortaleza, fora o hemocentro coordenador. O posto funciona todos os dias, inclusive feriados, e tem capacidade para receber até 50 doadores de sangue por dia. Em 2016, o posto de coleta recebeu cerca de 5.880 doações. O posto de coleta no IJF está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 horas às 17h30min.

O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos para doar, precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br)

E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Setembro 2017