lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realizou curso de captação de doadores de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realizou curso de captação de doadores de sangue
Seg, 11 de Setembro de 2017 13:39

Entre os dias 4 e 6 de setembro o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce em parceria com a Escola de Saúde Pública, ambos do Governo do Ceará, realizaram o Curso de Captação de Doadores de Sangue. O evento reuniu cerca de 170 pessoas no auditório do Hemoce.

alt

Com público alvo voltado para profissionais e estudantes da área da saúde o objetivo do curso  foi capacitar profissionais para serem multiplicadores na captação de doadores de sangue. Durante três dias palestras foram abordados temas como a trajetória da doação de sangue no Brasil, avanços e desafios na captação de doadores de sangue, a doação de sangue no Ceará, captação hospitalar, entre outros.  No primeiro dia do encontro o consultor da área técnica de hemoterapia do Ministério da Saúde, Marcelo Addas, falou sobre a trajetória da doação de sangue no Brasil e destacou os avanços positivos. “Nós já avançamos muito, mas ainda há muito que se conquistar. Temos que discutir mais estratégias para a captação de doadores da faixa etária mais jovem, pois os estudos mostram que essa é uma geração que ainda doa menos do que as outras faixas etárias, então precisamos trabalhar com mais proximidade dessa população”, disse Marcelo Addas.

No Ceará, a faixa etária que mais doa sangue é a partir dos 29 anos de idade. De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce para ampliar o número de doadores é necessário também conquistar mais captadores. “A gente espera com o curso, preparar enfermeiros, técnicos, estudantes da saúde para conquistar e cativar novos doadores de sangue, porque aqui eles estão tendo a oportunidade de conhecer como funciona o trabalho do Hemoce desde o momento que o doador chega à recepção até quando a  bolsa de sangue doada vai para os pacientes nas unidades de saúde. Trazer essa vivencia é muito importante para eles entenderem a importância da solidariedade em doar sangue regularmente”, explica Nágela Lima.

alt

A estudante de enfermagem Sebastiana da Silva foi uma das participantes que prestava atenção a cada palestra com entusiasmo. “Eu tô saindo daqui cheia de conhecimentos, conheci a equipe do Hemoce que me motivou bastante, me senti acolhida, e aproveitei essa oportunidade pra realizar minha primeira doação de sangue será sem dúvidas a primeira de muitas”, disse.

alt

No segundo dia de curso um dos temas um dos temas abordados foi sobre estratégias na captação hospitalar. A gerente da captação de doadores do Hemocentro de Minas Gerais reforçou que é possível conquistar novos doadores no ambiente hospitalar. “Eu considero que o hospital é um lugar onde existe uma grande chance de conscientizar as pessoas sobre a importância de doar, porque muitas pessoas que estão ali com seus parentes ou amigos vivem a necessidade e isso acaba sensibilizando e mobilizando mais”, conta Heloisa Contijo.

alt

No último dia do curso o jornalista Nonato Albuquerque realizou uma palestra sobre a importância de doar como um gesto de amor ao próximo reforçando o compromisso da sociedade em ajudar a salvar vidas. A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos destacou que o curso foi uma excelente oportunidade para ressaltar que o trabalho de doação de sangue é feito em conjunto e que fortalecer as parcerias é essencial para um serviço de sucesso. “A gente aqui sozinho não pode fazer muita coisa, a gente precisa todos os dias de pessoas solidárias que doam voluntariamente para ajudar a salvar vidas e para isso acontecer é fundamental ter mais captadores de doadores para sensibilizar sobre o gesto, disse.

alt

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2