Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hospital Regional Norte mobiliza doadores de sangue em Sobral
Hospital Regional Norte mobiliza doadores de sangue em Sobral
Ter, 22 de Agosto de 2017 12:26

O Hospital Regional Norte (HRN) e o Hemocentro de Sobral, ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizam nesta quarta-feira, 23, a terceira campanha de doação de sangue de 2017. As doações poderão ser feitas das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas no auditório do Ambulatório do HRN. Para doar, basta estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar um documento oficial com foto.

De acordo com a Agência Transfusional do Hospital Regional Norte, são usadas diariamente entre 10 a 20 bolsas de sangue no HRN. Uma das pessoas que precisou receber doações foi o jovem Felício Melo Braga, de 15 anos, do município de Santa Quitéria. O adolescente foi diagnosticado com púrpura, uma doença hematológica que se caracteriza pela destruição de plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. Com isso, ele precisou passar por uma cirurgia e receber aféreses de plaquetas.

“Eu me sinto bem melhor depois da cirurgia”, afirma o jovem paciente. A dona de casa Ana Maria Rodrigues Melo, 39, não escondeu a felicidade ao ver a recuperação do filho. “Estou muito agradecida. Não tem dinheiro no mundo que pague isso. Agradeço ao hospital pelo atendimento e a todo mundo que doa sangue”, declarou.

Quem também precisou receber doações de plaquetas foi a aposentada Maria de Oliveira Braga, 73 anos, também moradora de Santa Quitéria. Ela deu entrada na Emergência do HRN no último dia 15, com o diagnóstico de hemorragia digestiva alta. “Se não fosse por essas doações, eu não poderia estar aqui contando essa história. Só tenho a agradecer quem tem essa atitude de doar sangue”, fala.

Segundo o Hemocentro de Sobral, são necessárias entre 1.400 e 1.500 doações mensais para suprir a demanda. A coordenadora do serviço social do Hospital Regional Norte, Iara Pinto, destaca que a necessidade de bolsas de sangue é constante. “A nossa necessidade de bolsas de sangue no HRN é muito grande, em qualquer época do ano. Trabalhamos em conjunto com o Hemocentro para que possamos fortalecer o engajamento das pessoas para a importância do ato de doar”, afirma.

Cada bolsa de sangue coletada tem em média 450 ml e é fracionada para extrair três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Sendo assim, uma doação pode salvar de três até quatro vidas. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que pretende realizar.

O que são plaquetas?

O nosso sangue é composto por três componentes: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares da medula óssea e tem a função de participar do processo de coagulação sanguínea, ou seja, são fatores necessários para conter um sangramento, se o organismo estiver com o número de plaquetas baixo, podem acontecer hemorragias. O sangue tem uma grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar dano à saúde.

Intervalo para doação de sangue
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

Serviço:
Campanha de doação de sangue
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: de 8 às 12 horas e 13 às 18 horas