lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza procedimento inédito no Cariri
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza procedimento inédito no Cariri
Sex, 23 de Junho de 2017 18:56

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (22) a primeira aférese terapêutica na região cariri. O procedimento que já é oferecido à população na sede do Hemoce em Fortaleza agora foi ampliando para o interior em parceria com o Hospital Regional do Cariri na cidade de Juazeiro do Norte.

A implantação do serviço permite que os moradores da região e cidade vizinhas possam ter mais uma opção de tratamento para as doenças hematológicas, neurológicas e transplante renal sem a necessidade de se deslocar para a capital. A paciente que passou pelo procedimento em Juazeiro do Norte fez a primeira sessão de aférese terapêutica na última quinta-feira (22) no Hospital Regional do Cariri.  O tratamento foi indicado para tratar a mielite transversa, uma inflamação que afeta a medula espinhal e gera fraqueza muscular, paralisia e alterações de sensibilidade. De acordo com a hematologista Viviane Chaves, a paciente já tinha passado por outras opções de tratamento, mas sem obter resultados positivos. “Devido ao problema de saúde essa paciente já estava acamada sem conseguir andar, pois tinha perdido o movimento das pernas. Foi percebido que somente com a medicação não ia ser possível atingir os resultados esperados e no caso dela a melhor opção para tratamento é a aférese terapêutica”, explica.

alt

A aférese terapêutica é um procedimento realizado através de uma máquina automatizada que tem como objetivo separar as células do sangue como hemácias, plasma e plaquetas e outros componentes.  Através do equipamento é possível retirar apenas a parte desejada e devolver as outras células para o paciente. No caso da paciente do Hospital Regional do Cariri  foi feito a plasmaferese onde a parte retirada do sangue da paciente foi o plasma. O tratamento será feito em cinco sessões com a máquina de aférese. “Após a primeira sessão a paciente passa bem e está em observação, mas serão necessárias outras sessões", afirma a hematologista Viviane Chaves.

alt

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, destaca que a parceria com o Hospital Regional do Cariri facilita o tratamento para os pacientes do interior. “Aqui em Fortaleza nós recebemos muitas pessoas de outras cidades para fazer a aférese terapêutica e no caso da região do Cariri o maior número de pacientes é do Hospital Regional, então ter o equipamento funcionando dentro do hospital é oferecer mais facilidade, comodidade e melhor assistência para a população”, disse. A máquina de aférese terapêutica funciona no setor de clínica médica do Hospital. O Hemoce conta com uma equipe de hematologistas e enfermeiros no local para realizar o procedimento e dar assistência aos pacientes.  

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308 
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

 

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30