Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza procedimento inédito no Cariri
Hemoce realiza procedimento inédito no Cariri
Sex, 23 de Junho de 2017 18:56

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (22) a primeira aférese terapêutica na região cariri. O procedimento que já é oferecido à população na sede do Hemoce em Fortaleza agora foi ampliando para o interior em parceria com o Hospital Regional do Cariri na cidade de Juazeiro do Norte.

A implantação do serviço permite que os moradores da região e cidade vizinhas possam ter mais uma opção de tratamento para as doenças hematológicas, neurológicas e transplante renal sem a necessidade de se deslocar para a capital. A paciente que passou pelo procedimento em Juazeiro do Norte fez a primeira sessão de aférese terapêutica na última quinta-feira (22) no Hospital Regional do Cariri.  O tratamento foi indicado para tratar a mielite transversa, uma inflamação que afeta a medula espinhal e gera fraqueza muscular, paralisia e alterações de sensibilidade. De acordo com a hematologista Viviane Chaves, a paciente já tinha passado por outras opções de tratamento, mas sem obter resultados positivos. “Devido ao problema de saúde essa paciente já estava acamada sem conseguir andar, pois tinha perdido o movimento das pernas. Foi percebido que somente com a medicação não ia ser possível atingir os resultados esperados e no caso dela a melhor opção para tratamento é a aférese terapêutica”, explica.

A aférese terapêutica é um procedimento realizado através de uma máquina automatizada que tem como objetivo separar as células do sangue como hemácias, plasma e plaquetas e outros componentes.  Através do equipamento é possível retirar apenas a parte desejada e devolver as outras células para o paciente. No caso da paciente do Hospital Regional do Cariri  foi feito a plasmaferese onde a parte retirada do sangue da paciente foi o plasma. O tratamento será feito em cinco sessões com a máquina de aférese. “Após a primeira sessão a paciente passa bem e está em observação, mas serão necessárias outras sessões", afirma a hematologista Viviane Chaves.

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, destaca que a parceria com o Hospital Regional do Cariri facilita o tratamento para os pacientes do interior. “Aqui em Fortaleza nós recebemos muitas pessoas de outras cidades para fazer a aférese terapêutica e no caso da região do Cariri o maior número de pacientes é do Hospital Regional, então ter o equipamento funcionando dentro do hospital é oferecer mais facilidade, comodidade e melhor assistência para a população”, disse. A máquina de aférese terapêutica funciona no setor de clínica médica do Hospital. O Hemoce conta com uma equipe de hematologistas e enfermeiros no local para realizar o procedimento e dar assistência aos pacientes.

Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Setembro 2017