lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Faça da doação de sangue um hábito
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Faça da doação de sangue um hábito
Seg, 22 de Maio de 2017 16:54

Na família da jovem Milena Almeida, de 16 anos de idade, a doação de sangue é exemplo passado de geração para geração. Incentivada pelo avô, a estudante esteve nesta segunda-feira (22) na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, para realizar a primeira doação de sangue. 

O avô de Milena já ajudou a salvar muitos pacientes doando sangue. Foram 18 doações feitas ao longo da vida. Hoje aos 73 anos de idade ele não pode voltar a realizar essa boa ação, mas continua dando o bom exemplo incentivando ao gesto de solidariedade. “Eu sempre disse para a minha neta que não doí, não faz mal, não custa nada. Muito pelo contrário, é gratificante fazer o bem”, afirma. A estudante de 16 anos esperava ansiosa completar a idade mínima para ser doadora.  “Eu já tinha muito certo na minha cabeça que, fazendo 16 anos, eu vinha doar e hoje deu certo do meu avô me trazer. Fiquei muito feliz e tranquila é uma atitude simples que vale muito”, disse. 

alt

Fazer da doação de sangue um gesto regular e constante é essencial para manter o estoque das bolsas de sangue abastecido para as demandas emergenciais.  De acordo com a diretora geral do Hemoce o processo entre a doação de sangue e distribuição para os hospitais leva em média 24h, tempo necessário para o sangue doado ser examinado. 

“Nos laboratórios do Hemoce são feitos exames para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina (verifica nível de ferro no sangue) e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II, além do NAT que é um exame especializado para detectar em menor tempo os vírus da hepatite B e C, e HIV”, disse Luciana Carlos. 

As bolsas são encaminhadas para as 64 agências transfusionais do Hemoce que ficam instaladas dentro das unidades hospitalares do Ceará. As agências são locais que armazenam as bolsas de sangue doadas. “Na hora de uma emergência quando o paciente precisa de transfusão, o sangue que será usado é daquela bolsa que já foi doada anteriormente e passou por todo o padrão de segurança para ser transfundida, se a gente fosse esperar que as doações fossem feitas no momento da transfusão provavelmente esse paciente não poderia esperar  tanto tempo”, explica, Luciana. 

Com uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros.  A doação não traz danos para o doador e o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo.  A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar a cada dois meses até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses até três vezes ao ano. 

Onde doar: 

O Hemoce conta com unidades fixas para atender aos doadores em Fortaleza, Paracuru, Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá. Além dos pontos fixos, o Hemoce realiza diariamente o serviço de coleta externa onde a unidade móvel vai ao encontro dos doadores de sangue. Para que a coleta aconteça, é necessária a parceira com instituições públicas ou privadas. Essas podem entrar em contato com o hemocentro de sua região por telefone ou e-mail para agendar datas no calendário. 

A sede do Hemoce em Fortaleza funciona todos os dias na Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo. Confira aqui os endereços e locais.  Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos de idade, com mais de 50kg, saudável, bem alimentando e possuindo um documento de identificação oficial e com foto pode se candidatar à doação de sangue. 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  /  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5