lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Dia Mundial da Hemofilia é comemorado pelo Hemoce
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Dia Mundial da Hemofilia é comemorado pelo Hemoce
Ter, 18 de Abril de 2017 20:23

alt

O Dia Mundial da Hemofilia celebrado em todo o mundo no dia 17 de abril foi comemorado pelo Hemoce nesta terça-feira (18) com muita diversão. As crianças e adolescentes portadores de hemofilia tiveram uma manhã com brincadeiras, brindes, sessão de cinema e café da manhã no parque de jogos Game Station no shopping RioMar Fortaleza.

O estudante Edson Ribeiro, de 10 anos de idade, veio de Nova Russas acompanhado da mãe para fazer a consulta de rotina no Hemoce. Aproveitou a oportunidade para curtir o dia de diversão.  Pela primeira vez em um shopping estampava no rosto o sorriso de felicidade. “Nem sei dizer qual brinquedo gostei mais porque foi tudo maravilhoso tudo, vou voltar pra casa cheio de história pra contar”, disse. A mãe de Edson, Graça Ribeiro, conta que a data é importante para lembrar que os portadores de hemofilia podem ter uma vida sem restrição. “Desde os seis meses de idade o Edson faz o acompanhamento no Hemoce e graças ao  tratamento preventivo ele têm uma vida tranquila, joga futebol, anda de bicicleta, então todos os dias temos motivos pra comemorar”, disse.

alt

De acordo com a enfermeira chefe do ambulatório de hemofilia do Hemoce, Stella Maia, a escolha do parque de jogos foi proporcionar um ambiente de bem-estar para os pacientes. “A data é importante para celebrar os avanços, as conquistas e nada melhor do que fazer isso num ambiente de brincadeira, deixando eles a vontade e livres”, disse. O evento foi organizado em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia, Associação dos Hemofílicos do Estado , Game Station e Shopping RioMar Fortaleza.

alt

Nos hemocentros regionais a data também foi comemorada com festa. Em Sobral a comemoração do Dia Mundial da Hemofilia aconteceu na segunda-feira (17) com café da manhã, apresentação musical, brincadeiras, brindes e um bolo para celebrar a data. No municipio do Crato, o hemocentro realizou atividades com palestras e apresentações de videos com orientação sobre a hemofilia para pacientes e familiares. 

alt

alt

Confira aqui a galeria de imagens

Hemofilia:

A hemofilia é uma doença genética causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, levando a um sangramento por mais tempo. Existem dois tipos de hemofilia tipo A ou B o que diferencia um do outro é o fator de coagulação que a pessoa deixa de produzir naturalmente. Considerada rara, a hemofilia afeta geralmente homens. Os sintomas mais comuns são sangramentos musculares e nas articulações e hematomas.

No Ceará, o Hemoce é referência no atendimento de hemofílicos. São 542 pessoas atendidas na unidade de Fortaleza e nos hemocentros do interior do Estado. O Hemoce atende portadores de hemofilia desde 1983 e a partir de 2008, em parceria com o Ministério da Saúde, o fator de coagulação passou a distribuído para os pacientes levarem para casa. Atualmente as consultas são feitas com hematologistas regularmente no Hemoce, mas os pcaientes  levam a medicação para fazer a autoinfusão em casa de acordo com a recomendação médica. 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Natássya Cybelly
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(85) 3101-2308 

 

Calendário

Maio 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3