Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce anuncia vencedores
Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce anuncia vencedores
Sex, 04 de Novembro de 2016 14:39

Trabalhos incentivam a solidariedade e a cidadania e vão estampar o calendário 2017 do Hemoce

Os vencedores da oitava edição do Concurso de Frases e Desenhos, promovido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), foram anunciados nesta sexta-feira, 4, no auditório da instituição. Foram selecionados 24 trabalhos (12 desenhos e 12 frases) sobre doação de sangue que vão estampar os calendários 2017 do Hemoce.

Concorreram 5.813 criações de alunos dos ensinos Fundamental I e II (seis desenhos cada) e Médio (as 12 frases), oriundos de 126 escolas públicas e particulares de todo o Ceará. Para selecionar os trabalhos (desenhos em folha padrão e frases com no máximo 15 palavras), foram avaliados o desempenho e a abordagem de quatro temas – Solidariedade, Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado.

fotoartigo1

O Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce visa incentivar nos futuros doadores a cultura da doação de sangue voluntária e altruísta, além de formar uma rede de multiplicadores da importância da doação entre os estudantes. “Tivemos no Ceará, ano passado, 129 mil doações, das quais 85% eram voluntárias. Por isso, agradeço a vocês, professores, por oportunizar esta discussão e promover o compromisso pessoal e social com o outro. Isto dá aos jovens a dimensão que eles podem fazer coisas positivas e concretas na sociedade, contribuindo para que ela seja mais justa e igualitária”, discursou a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Antes da premiação, ocorreram duas apresentações culturais com estudantes participantes: alunos da Escola Juvenal Pereira de Carvalho apresentaram uma música que fala sobre a doação voluntária de sangue, e a Escola Profissionalizante Joaquim Moreira de Sousa levou o seu grupo Verbo Diverso para apresentar poemas.

Coordenados pela professora Arythana Gomes, os alunos interpretaram 16 poemas consagrados, de autores como Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Vinícius de Moraes, entre outros. O Verbo Diverso, instituído em 2014, aposta na formação cidadã dos alunos por meio da poesia. Para Arythana, participar do Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce é um complemento ao trabalho realizado pelo grupo: “vai muito além da premiação, é a conscientização dos nossos jovens para serem cidadãos ativos na sociedade”, avalia.

fotoartigo2
Já a música foi composta pelo professor Maciano Araújo, quando visitou as dependências do Hemoce no último dia 20 de setembro, durante um encontro com representantes das escolas participantes para apresentar a instituição, a estrutura da hemorrede estadual, os laboratórios e todos os processos de beneficiamento do sangue, a fim de capacitá-los para formar uma rede de solidariedade nas escolas.

Além dos prêmios (kits escolares, doados pela Livraria Leitura do Shopping Rio Mar e headfones), todas as instituições de ensino participantes recebem um material didático da Turma da Mônica, elaborado pelo próprio Maurício de Sousa e distribuído gratuitamente para incentivar a formação cidadã e a consciência dos futuros doadores.

RELAÇÃO DE TRABALHOS SELECIONADOS

WENDERSON ARAÚJO - COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS

Categoria Frases

Hemocentro Regional de Crato
“ Doar sangue é mais que salvar vidas . É compartilhar amor.”
CÍCERA VANUSA FERREIRA FRANÇA -  E.E.M GABRIEL BEZERRA DE MORAIS

“Doe Sangue! Curta essa idéia e compartilhe vidas”
CÍCERO LUCAS ALVES COSTA - E.E.M GABRIEL BEZERRA DE MORAIS

Hemocentro Regional de Iguatu
“Compartilhe doando seu sangue, comente com seus amigos e curta melhor sua vida.”
HERICK TOMAZ DE OLIVEIRA - LICEU DE IGUATU DR. JOSÉ GONDIM

“Faça o som da vida se propagar, doe sangue para uma vida salvar.”
JOÃO EDUARDO B. LIMA - LICEU DE IGUATU DR. JOSÉ GONDIM

Hemonúcleo Juazeiro do Norte
“Uma atitude muda um momento; várias, uma vida inteira. Doe sangue. Faça você essa mudança!”
PETHRUS AUGUSTO FERREIRA VIEIRA - EEEP RAIMUNDO SARAIVA COELHO

“Poucos minutos do seu dia podem salvar até quatro vidas. Seja um doador de sangue.”
RAMON KEVIN LOPES LIMA - EEEP PROFESSOR MOREIRA DE SOUSA

Hemocentro Regional de Quixadá
“Com apenas alguns minutos, você salvará vidas inteiras: adote uma vida, espalhe o amor!”
BRENO MONTEIRO DE LIMA - EEEP MARIA CAVALCANTE COSTA

“Quando tudo parece está perdido, a doação traz na vida novo sentido!”
TALITA MARIA NOBRE DAMASCENO - EEEP MARIA CAVALCANTE COSTA

Hemocentro Regional de Sobral
“Sua doação é mais esperada do que uma mensagem do whatsapp.”
ANA CAROLINA LIMA MAGALHÃES - EEEP DOM  WALFRIDO TEIXEIRA VIEIRA

“Admirável pintor novo, pincelas com tinta que brota das veias. Doar sangue é colorir vidas.”
JOÃO PEDRO MELO DE SOUSA - CENTRO DE EDUCAÇÃO SANTO ANTÔNIO

Hemocentro Coordenador Fortaleza
“Para poder ser cidadão, faça uma doação com responsabilidade e solidariedade; vire voluntário, irmão.”
ISAAC SOUSA - COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS

“TRANSFIRA uma parte de você! Transforme a VIDA de muitos.”
MAYLA SILVEIRA BARRETO - EEEP JOAQUIM MOREIRA DE SOUSA

TUNAY MORAES PEIXOTO