Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce abre novo posto de coleta no RioMar
Hemoce abre novo posto de coleta no RioMar
Qui, 16 de Junho de 2016 07:08

Além de um local para lazer, o shopping pode ser também um lugar de solidariedade. Uma nova unidade para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, foi inaugurada nesta terça-feira, 14, no Shopping RioMar. A loja adaptada para receber os voluntários funcionará no shopping até o dia 14 de agosto, de segunda a sábado, das 13 às 21 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas, no piso L2, próximo a praça de eventos 2.

No lançamento da unidade, mais de 50 pessoas se candidataram ao gesto que ajuda a salvar vidas. Doando sangue pela primeira vez, a voluntária Paula Melo conta que a vontade de ajudar ao próximo falou mais alto. “Quando você tem uma oportunidade de ajudar, você tem que abraçar, hoje foi o meu dia, aproveitei que estava passeando no shopping e uni o útil ao agradável”, disse.

A parceria do Hemoce com o RioMar acontece desde 2015. A expectativa é coletar 800 bolsas de sangue nos dois meses de funcionamento da loja. “A gente só tem a agradecer ao RioMar pela oportunidade e a todos que se dedicaram neste projeto, pois quando você tem parceiros envolvidos nessa missão de conscientizar a população, a sociedade sempre ganha. Os voluntários têm uma nova opção de local para doar e consequentemente você consegue manter um estoque em alta para atender as demandas”, explicou a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Para o evento e inauguração da unidade, o Hemoce contou com a participação de diversos parceiros que voluntariamente contribuíram para incentivar a doação de sangue. Durante a solenidade de abertura, o coral da Unimed fez uma apresentação musical e o movimento #plantandobem distribuiu mudas de plantas para quem esteve no posto de coleta. Uma forma simbólica de estimular a prática do bem com gestos simples.

Doar sangue é simples

O sangue doado no Hemoce é distribuído para 388 unidades de saúde do Estado, atendendo a pacientes que precisam de transfusão. A loja no shopping funciona. Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.