lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce intensifica ações para atrair novos doadores de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce intensifica ações para atrair novos doadores de sangue
Qua, 01 de Junho de 2016 10:36

Enfermeiros, assistentes sociais e estudantes da área da saúde estiveram reunidos na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, nesta terça-feira (31) para discutir estratégias na captação hospitalar de doadores de sangue. O encontro teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância de motivar pacientes, familiares e pessoas que circulam pelos hospitais da necessidade dedoar sangue como um gesto espontâneo e regular.

 alt

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos apresentou aos profissionais como funciona o trabalho do órgão que atende 388 unidades de saúde do Estado fornecendo bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão. “Todos os dias tem pessoas que precisam do gesto de solidariedade da doação de sangue e o Hemoce funciona como um intermediário neste processo porque para a bolsa de sangue chegar aos pacientes é preciso antes de tudo do voluntariado dos doadores”, explica.

De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nagéla Lima, a participação dos profissionais da saúde é fundamental para atrair novos voluntários de sangue. “Quem trabalha em hospitais tem a convivência diária com familiares e visitantes dos pacientes, ter a iniciativa de abordar e orientar essas pessoas sobre o que é preciso doar sangue, explicando que o processo da doação é um gesto voluntário é uma das maneiras de conquistar mais doadores”, disse.

Durante o encontro, assistentes sociais do Hemoce fizeram apresentações lúdicas de situações comuns no dia-a-dia para orientar os participantes de como a abordagem da captação deve ser feita para conquistar novos voluntários. Ao final do evento, os profissionais da saúde conheceram as etapas do ciclo do sangue desde a recepção do doador, até o setor de distribuição. Confira aqui a agleria de fotos: clique aqui.

alt

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos, para doar, precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, que está disponível para download no site do Hemoce.

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
3101.2308

 

 

Calendário

Decembro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2