lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Universitários dão exemplo de solidariedade mobilizando doadores de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Universitários dão exemplo de solidariedade mobilizando doadores de sangue
Qui, 28 de Abril de 2016 09:21


banner hemoce estudantes

Sorriso no rosto e usando camisas com frases de incentivo à doação de sangue, um grupo de 10 estudantes de Enfermagem, da Faculdade Ateneu, decidiu trabalhar voluntariamente para conquistar novos doadores de sangue. Até esta sexta-feira, 29, eles se reúnem próximo ao posto de doação de sangue do Hemoce, na sede do Vapt Vupt, em Messejana, para entregar panfletos, cartazes e tirar dúvidas sobre a doação de sangue.  “Existem várias formas de ajudar ao próximo e a nossa missão hoje é cativar doadores de sangue”, diz a universitária Rosimeire Gomes. “Cada pessoa que a gente convida e demostra interesse pela doação de sangue é pra nós motivo de muita felicidade, porque assim fazemos parte de uma ação que vai salvar a vida de muita gente”, ressalta a estudante Tainara Bonifácio.

A ideia do voluntariado partiu da professora que incluiu o trabalho no plano curricular de uma das disciplinas do curso.  “Nós sabemos o quanto é importante colaborar nessa missão de ser um multiplicador, pois na vida profissional esses estudantes vão encontrar muita gente que precisa da doação de sangue, de órgãos, então é importante que eles entendam como funciona todo o processo desde a conquista de doadores”, fala a professora e enfermeira Viviane Tomás.

Para auxiliar no trabalho voluntário o Hemoce realizou palestras educativas com os estudantes para que eles pudessem aprender como funciona a doação de sangue, quais os mitos mais comuns, como captar e fidelizar os doadores. “Muita coisa do que aprendemos, procuramos repassar. Algumas pessoas que tem medo de doar acha que vai fazer falta o sangue retirado na doação, então nós estamos aqui para acolher, orientar e esclarecer que o gesto de solidariedade não faz mal algum, muito pelo contrário, só faz bem”, comenta a universitária Idelane Oliveira.

banner hemoce estudantes1

A experiência dos alunos trouxe bons resultados. Em quatro dias de trabalho voluntário, desde a última sexta-feira, 22, retornando na segunda-feira, 25, o número de doações no local aumentou. “Através da ação de conscientização desses jovens, o número de doadores cresceu cerca de 40% e a gente fica muito feliz por saber que as pessoas se envolvem com a causa solidária de diversas formas além da doação, sendo captadores de vidas”, destaca Nagéla Lima, coordenadora da captação do Hemoce.

Nesta sexta-feira, 29, para comemorar o último dia de atividades, os estudantes de enfermagem organizarão uma série de ações para chamar a atenção do público. “Vai ser um dia diferente, nós vamos preparar cartazes, vestir fantasias e tentar conquistar mais e mais doadores, porque esse trabalho significa mais do que uma tarefa de faculdade, ele representa uma lição de vida encantadora”, comemora Rosimeire Gomes.

Doação de sangue

O posto de coleta do Hemoce no Vapt Vupt, que fica na Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602, Messejana, funciona até esta sexta-feira, 29, das 8 às 17h. Voluntários que tenham interesse em realizar mobilizações para captação de doadores de sangue podem entrar em contato com o Hemoce pelo telefone: (85) 3101.2300 e agendar a programação.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.



Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
3101.2308






 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5